Joan Laporta, presidente do Barcelona
Joan Laporta, presidente do Barcelona

Eleições à vista: presidente do Barcelona demite-se

Joan Laporta entrega destinos do clube a Rafa Yuste para se poder recandidatar

Joan Laporta demitiu-se esta segunda-feira de presidente do Barcelona, um passo necessário para poder concorrer às eleições de 15 de março. A decisão foi tomada após a reunião da junta diretiva, em conformidade com os estatutos do clube, e Laporta será substituído interinamente por Rafa Yuste, até agora vice-presidente.

A saída de Laporta, que visa a sua recandidatura, foi oficializada com a convocatória para o processo eleitoral que culminará com a votação no próximo dia 15 de março. Rafa Yuste, que desempenhava as funções de primeiro vice-presidente e responsável pela área desportiva, assumirá a liderança do clube de forma interina até 30 de junho.

Vários outros membros da direção apresentaram renúncia para poderem integrar o processo eleitoral, incluindo Área Institucional ou Área Social.

Com estas saídas, a junta diretiva continuará em funções até ao final do mandato, a 30 de junho, mas com uma nova composição.

Laporta dedicar-se-á agora a fazer campanha eleitoral juntamente com os restantes pré-candidatos que já se apresentaram: Víctor Font, Xavi Vilajoana e Marc Ciria.