Samu, avançado do FC Porto
Samu, avançado do FC Porto - Foto: IMAGO

Falcao, Farías e... Samu: avançado ocupa lugar de destaque entre lendas do FC Porto

Entre os jogadores que marcaram mais de 30 golos pelos dragões desde 2000, apenas dois precisavam de menos tempo para picar o ponto. Ponta de lança reina entre artilheiros espanhóis no 'top-10' europeu

Com maior ou menor recorte técnico, Samu continua a faturar como ninguém no plantel do FC Porto. O melhor marcador dos dragões na temporada transata (foram 27 golos em 45 partidas), a primeira do jovem ponta de lança de dragão ao peito, aparenta não querer largar esse trono e, frente ao Moreirense, dilatou a conta pessoal em 2025/26 para os nove remates certeiros em 11 jogos.

A diferença para o perseguidor mais próximo é esclarecedora — William Gomes, com quatro golos — e, a julgar pela cadência apresentada, a tendência é que suba de tom. Isto porque o atual camisola 9 já ocupa uma posição de destaque entre os grandes goleadores dos azuis e brancos no século XXI.

A BOLA fez as contas (ver tabela) e concluiu que, entre os portistas que cumprem os requisitos acima mencionados, Samu, que soma um total de 36 tentos em 4080 minutos pelo FC Porto, é o terceiro jogador que precisa de menos tempo para picar o ponto: marca a cada 114' em campo. O primeiro do ranking é Radamel Falcao (um golo por 96'), nome incontornável da última conquista europeia azul e branca, em 2010/11, com o agora presidente, André Villas-Boas, no comando técnico. No segundo posto surge um nome... improvável: Ernesto Farías. El Tecla nunca foi um indiscutível nas três temporadas que representou os dragões, mas não há como negar que marcava golos a um ritmo impressionante (109').

Samu tem tempo para melhorar (ou piorar) este registo, mas mostra desde já que tem cumprido com distinção a principal missão que lhe é incumbida. Atrás do internacional espanhol estão, por exemplo, nomes marcantes como Jackson Martínez, Taremi e Evanilson, por si só um argumento a exibir perante a subida de forma de Deniz Gul, que decidiu o jogo em Moreira de Cónegos, e o regresso de Luuk de Jong, que já esteve mais longe.

E por falar no último encontro do FC Porto, nota para outro dado que atesta a frieza do ex-Atlético de Madrid em frente à baliza. Samu tem 100% de aproveitamento nas sete grandes penalidades cobradas pelos azuis e brancos. Contra o Moreirense, foi mais uma...

Para Luis de la Fuente ver...

Atento aos registos e desenvolvimento de Samu está Luis de la Fuente, selecionador espanhol que tem convocado o ponta de lança do FC Porto com regularidade. Ainda assim, a primazia na hora de escalar o onze continua a recair em Mikel Oyarzabal, embora o desempenho do camisola 9 dos dragões comece a reclamar outro tipo de estatuto no seio de La Roja.

Isto porque, olhando para o top-10 de ligas europeias, não há jogador espanhol que tenha mais golos marcados em 2025/26 do que Samu, que conta os tais nove. O mais próximo é Álvaro García, extremo do Rayo Vallecano, com sete tiros certeiros. Entre os habituais convocados de Espanha, surgem Fermín López, Grimaldo, Borja Iglesias e Ansu Fati, com seis.

E até no ano civil o portista é figura de destaque no meio dos compatriotas. Samu faturou 16 golos desde 1 de janeiro, os mesmos de Oyarzabal, e é superado apenas por outro nome forte da seleção espanhola: Ferran Torres (Barcelona), que vai em 19 tentos.