Ruben Amorim a agradecer o apoio dos adeptos em Old Trafford, ao lado de Mainoo
Ruben Amorim a agradecer o apoio dos adeptos em Old Trafford, ao lado de Mainoo - Foto: IMAGO

Lendas do Manchester United concordam com Ruben Amorim

Mainoo quer sair do clube em janeiro para ter mais tempo de jogo e sonhar em representar a Inglaterra no Mundial 2026, mas técnico português não permite a sua saída

A ausência de Kobbie Mainoo do onze do Manchester United continua a ser um dos principais tópicos da imprensa inglesa e o jovem de 20 anos quer mesmo sair do seu clube de formação em janeiro. O objetivo é ter mais tempo de jogo do que com Ruben Amorim e ficar mais perto de representar a Inglaterra no Mundial 2026, mas o técnico português não permite a sua saída no próximo mercado de inverno e explicou o motivo na última conferência de imprensa.

Ryan Giggs e Roy Kean, duas lendas dos red devils, ouviram as palavras do luso e concordaram com ele, afirmando que o médio inglês precisa de lutar por um lugar na equipa, ao invés de arriscar uma saída para um clube no qual não saberá o que irá acontecer. «Todos os jogadores querem jogar no Mundial e estar em campo pelo seu clube, mas se ele for emprestado para outro clube, terá apenas três ou quatro meses para realmente mostrar o seu valor. Para qual? É um clube que está a ser derrotado todas as semanas e que não o está a ajudar em nada? Ou é um lugar onde ele vai entrar e sair da equipa?», começou por dizer Giggs, ao BetSelect.

«Ele precisa de garantir que, quando tiver a sua oportunidade, vai jogar bem, especialmente nesta altura em que os jogos são muitos e seguidos. Acho que ele jogou bem na outra noite, quando entrou contra o Bournemouth. Ele só precisa aproveitar a oportunidade, e tudo pode acontecer. Se ele aproveitar essas oportunidades e jogar regularmente até o final da temporada pelo Man. United, isso lhe dará mais chances [na seleção inglesa] do que ir para qualquer outro lugar», afirmou, passando a palavra a Keane.

«Estás a dizer-me que ele não pode ficar mais seis meses sem jogar? Ele pode pensar que o treinador vai sair no verão. Ele tem 20 anos, o que há de errado em ficar no banco e aprender? E mesmo que ele não tenha oportunidades, todos nós já passámos por isso. Às vezes, um treinador está em cima de ti e o que tens de fazer é provar que ele está errado. Jamie [Carragher] disse que nunca se sentiu como um titular no Liverpool, eu nunca me senti assim no United. Todos os dias são uma oportunidade para provar o teu valor ao treinador e, quando ele estiver a escolher a equipa, [ele vai pensar] 'ele tem de jogar'. Ele tem de ter isso em mente», explicou, criticando o seu irmão, que vestiu uma camisola provocativa na última partida em Old Trafford.

«E quando ele tem aquele irmão idiota a fazer tudo isso... nem sequer devíamos dar atenção a esse tipo de coisas. Às vezes, estamos rodeados de idiotas, especialmente nas famílias», atirou, frustrado com a situação, que Amorim desvalorizou e garantiu que não iria penalizar Mainoo por causa das ações do irmão. «Não, não foi o Kobbie que usou a camisola. Ele não vai começar por causa da camisola e não vai para o banco por causa da camisola. Ele vai jogar se acharmos que ele está bem», disse o português.