«Fá-lo por mim»: o pedido emocionante de Eriksson a Southgate
Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica e selecionador de Inglaterra que se encontra a lutar contra um cancro terminal, escreveu uma carta emocionante a Gareth Southgate e à seleção inglesa, que defronta, este domingo, Espanha na final do Euro 2024.
«Querido Gareth, fá-lo por mim, pelo Sir Bobby e pela Inglaterra. Ouves falar tanto de 1966 e do que a equipa de Sir Alf Ramsey fez e sabes quanta expectativa há sobre ti para acabar com todos estes anos de dor», começou por escrever, no seu espaço de opinião no The Telegraph.
«Eu senti-o. Sir Bobby Robson sentiu-o. Cada um dos 13 selecionadores desde Sir Alf o sentiu. Ninguém o conseguiu, mas ninguém esteve tão perto como Gareth Southgate. Aprendeu com os erros que cometemos, o bloqueio mental dos penáltis, e chegou mais longe que qualquer de nós. Não se pode subestimar o importante que pode ser domingo para o futuro do futebol inglês. Durante gerações, os rapazes e raparigas sentiram-se inspirados para jogar. Esta equipa tem a oportunidade de demonstrar a todo o país que aqui estamos», acrescentou.
O sueco elogiou ainda a seleção espanhola: «Espanha é uma seleção muito boa, talvez a melhor do torneio, mas isso numa final não importa. Inglaterra pode ganhar.»
Sobre o jovem talento Lamine Yamal: «Acaba de cumprir 17 anos no dia antes da final. O impacto de Yamal trouxe-me recordações do Mundial de 1958, aqui na Suécia. O Brasil tinha um jovem chamado Pelé. Jogadores assim não aparecem com muita frequência. Mas seremos nós a ler sobre ele durante muito tempo, quiçá até ao Mundial 2042.»
Eriksson vai assistir à final a partir de casa: «Adoraria ver Inglaterra a vencer. Vamos, Gareth. Faz o que nós nunca pudemos.»