Ex-FC Porto faz história e torna-se o primeiro a vencer Libertadores e Champions a dobrar
O antigo defesa do FC Porto, Danilo, herói do título do Flamengo, alcançou um feito inédito no futebol mundial. Ao marcar o golo da vitória por 1-0 sobre o Palmeiras na final da Taça Libertadores, tornou-se o primeiro jogador a sagrar-se bicampeão tanto da principal competição sul-americana como da Liga dos Campeões.
O golo decisivo na final da Libertadores coroou uma carreira recheada de sucessos em dois continentes. Antes de erguer o troféu pelo Flamengo, Danilo já tinha conquistado a América do Sul em 2011, ao serviço do Santos, numa equipa liderada por Neymar. Na altura com apenas 20 anos, o lateral também marcou um dos golos na final contra o Peñarol.
Na Europa, o sucesso continuou ao serviço do Real Madrid. O jogador brasileiro venceu a Liga dos Campeões em duas épocas consecutivas: 2015/16, na qual foi titular em cinco dos sete jogos em que participou, e 2016/17, tendo sido utilizado em três partidas.
Na campanha vitoriosa do Flamengo na Libertadores, Danilo participou em seis jogos, assinalando o seu regresso ao futebol brasileiro após uma longa e bem-sucedida carreira no futebol europeu.
Danilo juntou-se a um grupo restrito de 17 jogadores que venceram pelo menos uma vez a Libertadores e a Liga dos Campeões. Curiosamente, o seu colega de equipa Jorginho também entrou para esta lista recentemente, após ter sido campeão europeu pelo Chelsea em 2021. As conquistas recentes do Flamengo em 2019 e 2022 já tinham adicionado outros nomes a este panteão, como Rafinha e o ex-Benfica, David Luiz.
Artigos Relacionados: