Mohamed Salah, jogador do Liverpool
Mohamed Salah, jogador do Liverpool - Foto: IMAGO

Ex-Benfica critica Salah: «Deve ter sido o irmão dele a aparecer esta época»

Greame Souness atribui o mau momento do Liverpool aos jogadores, com especial foco no avançado egípcio

Muito se tem falado sobre o mau momento que o Liverpool vive esta temporada, sobretudo em Inglaterra, e há vários responsáveis a quem tem sido apontado o dedo.

No meio das críticas, há um nome que escapa cada vez menos à contestação: Mo Salah.

Talvez o principal jogador do Liverpool na última década, o internacional egípcio brilhou na época passada, mas em 2025/26, soma apenas cinco golos e três assistências em 17 jogos.

Wayne Rooney e Jamie Carragher apontaram o dedo a Salah após a derrota pesada frente ao Nottingham Forest, e agora foi a vez de Graeme Souness, antigo treinador dos reds e também do Benfica, a levantar a voz sobre o atual momento do avançado de 33 anos. Mas não só, de resto.

«A minha culpa seria atribuída aos jogadores neste momento. Ele [Slot] estará a usar as mesmas palavras, as mesmas táticas, a treinar da mesma forma, a dar-lhes o mesmo descanso, as viagens são as mesmas. Está a fazer tudo isso e deve estar a coçar a cabeça e a passar noites em branco. Eu coloco a responsabilidade firmemente nos pés dos jogadores», começou por dizer, à talkSPORT.

«Tirem as novas contratações da equação. O que aconteceu aos rapazes que ganharam o campeonato da última vez? São os mesmos jogadores… Não estou a ilibar o treinador de qualquer culpa, mas ele tem um grupo de jogadores que foi extraordinariamente bom no ano passado e que recebeu enormes elogios, e com razão», prosseguiu.

Depois sim, Souness falou de Salah: «Oh, Cristo! Quanto tempo temos? Ele tem sido uma superestrela absoluta. A coisa mais simpática que posso dizer sobre o Salah é que tem sido o homem de referência nos últimos sete anos. Se estivéssemos a escolher um onze de todos os tempos do Liverpool, seria um dos primeiros nomes na ficha de jogo.»

«Mas acho que foi o irmão dele que apareceu esta época. Vi um lance na Community Shield [Supertaça]. Procuro pequenos sinais. Ele estava de costas para a linha lateral e uma bola foi jogada na direção do defesa esquerdo do Crystal Palace. Ele não ia ganhar a bola, não é o tipo mais físico, mas podia pelo menos tentar dificultar a vida ao defesa. Não fez qualquer tentativa para disputar aquele lance», acrescentou.

Para Souness, Salah tem demonstrado falta de vontade: «Nunca foi o mais corajoso. Nunca se vai magoar num lance dividido, e eu nem quereria que isso acontecesse, porque é um génio no ataque. Mas mostrou uma falta de apetite. Lamento, mas palavras duras são, por vezes, as palavras mais bondosas, e acho que ele precisa de palavras duras. Em última análise, isso fá-lo-á voltar a ser a superestrela que tem sido para o Liverpool. Esta época, não apareceu.»