Eventos de interesse generalizado para 2026
O Despacho 13389/2025 torna pública a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público em 2026, de modo a permitir o seu acesso aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado.
Fazem parte desta lista eventos como: Volta a Portugal em bicicleta; Jogos Olímpicos de Inverno; Rali de Portugal; Grande Prémio de Portugal de MotoGP; participações de atletas portugueses em modalidades individuais sénior e das Seleções Nacionais principais nas fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa; meias-finais e finais de competições internacionais de modalidades desportivas coletivas com equipas portuguesas (fem. e masc.); competições oficiais das Seleções principais (fem. e masc.) seniores em modalidades coletivas e individuais; finais de Campeonatos do Mundo e da Europa de Seleções coletivas (seniores, fem. e masc.); finais de competições internacionais de clubes de modalidades coletivas (seniores, fem. e masc.) organizadas por federações internacionais ou associações continentais; finais das Taças de Portugal, Taças da Liga e Supertaças nacionais (ou equivalentes) no escalão sénior de equipas fem. e masc. de modalidades coletivas; um jogo por jornada ou mão de eliminatória das competições europeias de futebol, com a presença de equipas portuguesas; um jogo por jornada da Liga no escalão principal.
Os operadores beneficiários devem garantir a transmissão integral e em direto destes eventos, com exceção das Voltas que têm um regime diferente. No caso dos direitos exclusivos dos jogos de futebol das competições europeias, os titulares destes direitos devem assegurar a transmissão pública de pelo menos um jogo por jornada ou por eliminatória em regime de acesso livre.