Trump não olha a meios para ter a gala da UFC no jardim de casa. IMAGO
Trump não olha a meios para ter a gala da UFC no jardim de casa. IMAGO

Evento da UFC no jardim de Trump com prejuízo de 25 milhões de euros

Seis ou sete lutas para uma lotação restrita, de 3.000 a 5.000 lugares, sentados na relva do presidente dos Estados Unidos da América. Só para arranjar o relvado da Casa Branca depois do evento será preciso quase um milhão de euros

A Ultimate Fighting Championship (UFC) está a organizar um dos eventos mais ambiciosos da sua história, uma gala na Casa Branca que, apesar do elevado custo, é vista como um investimento estratégico — a empresa já assume que a operação não será rentável, prevendo perdas na ordem dos 30 milhões de dólares, qualquer coisa como 25 milhões de euros!

O evento, impulsionado pelo círculo do presidente dos EUA, Donald Trump, para assinalar o 250.º aniversário da independência do país, terá lugar em junho no South Lawn, o relvado da residência oficial. Segundo o presidente da TKO Group Holdings, Mark Shapiro, o custo total poderá atingir ou mesmo ultrapassar os 60 milhões de dólares, cerca de 50 milhões de euros.

A organização prevê que as receitas, provenientes de patrocínios e acordos corporativos, cubram apenas metade do investimento, resultando num prejuízo significativo. Esta situação deve-se, em grande parte, à natureza do evento, que será por convite, limitando drasticamente as receitas de bilheteira, uma das principais fontes de rendimento em eventos ao vivo.

A lotação será restrita, com uma previsão de 3.000 a 5.000 lugares sentados no relvado da Casa Branca. No entanto, espera-se que dezenas de milhares de fãs acompanhem os combates numa zona adjacente, através de ecrãs gigantes.

Aos custos operacionais somam-se despesas extraordinárias. Apenas a reposição do relvado do South Lawn após o evento está orçamentada num milhão de dólares (850 mil euros). A este valor acrescem os custos com a preparação do terreno, estruturas temporárias, produção técnica e um reforço de segurança, num local com consideráveis limitações estruturais.

Apesar do impacto financeiro, o grupo TKO confia que a exposição mediática global e o valor intangível associado a um evento desta magnitude compensarão as perdas. O cartaz, que contará com seis a sete combates, será transmitido pela CBS e pela Paramount+, garantindo um vasto alcance tanto em televisão aberta como em streaming.

Esta aposta surge num contexto de pressão sobre os custos de produção, depois de eventos de grande orçamento como a gala na Sphere de Las Vegas em 2024, que ultrapassou os 20 milhões de dólares. Com este novo evento, a UFC eleva o investimento, priorizando o posicionamento institucional e mediático da empresa no mercado norte-americano em detrimento da rentabilidade imediata.