Martim Costa persegue agora as marcas de Eduardo Filipe e Carlos Resende. IMAGO
Martim Costa persegue agora as marcas de Eduardo Filipe e Carlos Resende. IMAGO

Euro 2026: Martim Costa destrona o pai

O lateral esquerdo leonino tornou-se o terceiro melhor marcador português em Campeonatos da Europa. Frente à Roménia, na estreia de Portugal, teve sucesso sete vezes

Martim Costa tornou-se, esta sexta-feira, o terceiro jogador português no ranking dos melhores marcadores em Europeus, destronando o pai, Ricardo Costa, que fechava o pódio com 59 golos, atrás de Carlos Resende (108) e Eduardo Filipe (80).

Agora, o lateral esquerdo do Sporting ocupa esse lugar, depois de ter juntado sete tentos aos 54 que já tinham a sua assinatura e totalizar 61. Se há alguém para quem o antigo internacional português não se importa, seguramente, de perder o estatuto é para o filho.

Mas o mais velho dos manos, não foi o único a dar motivos de orgulho ao clã.

O mais novo, Kiko Costa, 20 anos, foi eleito o Melhor Jogador em Campo depois do encontro de estreia frente aos romenos, foi o melhor marcador da partida com nove golos, sendo que um deles foi imediatamente destacado pela organização nas suas redes sociais pela espetacularidade e difícil execução técnica, curiosamente da ponta, posição em que o pai, atual treinador do Sporting, jogava. Uma estreia de luxo para Martim Costa, melhor marcador (ex-aequo com Gidsel) no último Europeu e para Kiko Costa, melhor jogador jovem do último Campeonato do Mundo.