Euro-2025: selecionadora espanhola não quer surpresas contra Portugal
Contagem decrescente para a estreia de Portugal no Euro Feminino, amanhã, quinta-feira, diante da Espanha, às 20h00. Um jogo que a selecionadora espanhola, Montse Tomé, não quer ser surpreendida, principalmente nas transições.
Questionada sobre o que espera de Portugal, a treinador mostrou-se cautelosa, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo: «Começar os torneios de forma forte e positiva é super importante. É uma equipa perigosa nas transições e a sair rapidamente no contra-ataque. Temos de controlar isso muito bem e encontrar os nossos momentos com bola. Portugal vai entrar com tudo, tal como Espanha, e vão existir momentos de sofrimento, e temos de saber resistir. A equipa tem uma grande maturidade para aguentar esses momentos, tanto os favoráveis como os desfavoráveis.»
Quanto à disponibilidade de Aitana Bonmatí, vencedora da Bola de Ouro, que, recorde-se, tem estado em dúvida para a prova depois de ter sido hospitalizada devido a meningite vírica, há possibilidade de ir a jogo.
«A Aitana está a evoluir de forma favorável. Ontem fez uma parte do treino condicionada e trabalhou totalmente à parte. A sua ambição é muito positiva. Hoje vai realizar algumas tarefas com a equipa. Nota-se bem a vontade que tem, até é preciso travá-la um pouco, e, segundo o que me transmitem os serviços médicos, a evolução é positiva. A saúde está em primeiro lugar, mas a evolução dela é positiva. A Cata [guarda-redes Cata Coll] também já pôde estar com a equipa e a evolução dela também é positiva», revelou Tomé.
Apontada como uma das principais candidatas à vitória, a treinadora refuta esse rótulo: «Dentro do balneário não falamos sobre o tema do favoritismo. Definimos objetivos a curto prazo. Tivemos sempre em mente preparar bem a equipa, observar como chegavam depois da pausa e adaptar o que tínhamos planeado para elas. Encontrámos um grupo com muita vontade, com vontade de competir e de trabalhar em equipa. As etiquetas que nos colocam de fora, cá dentro não são tema de conversa.»
Espanha, Portugal, Itália e Bélgica integram o Grupo B, sendo que, recorde-se, as primeiras duas classificadas seguem para a faze a eliminar.
Sugestão de vídeo: