Euro 2025 feminino: Inglaterra destruiu; País de Gales perdeu e ganhou o mesmo jogo
Seja bem-vinda de volta, Inglaterra. Depois de rubricarem uma exibição soporífera diante da França na primeira jornada do Grupo D do Euro feminino, as campeãs europeias em título responderam com uma goleada diante dos Países Baixos (4-0).
A turma neerlandesa até impressionou pelo ímpeto inicial, mas Lauren James iniciou a afirmação inglesa. Aos 22', a extrema do Chelsea finalizou no ângulo uma jogada direta iniciada pela guarda-redes Hannah Hampton. Alessia Russo foi a autora da assistência inaugural e repetiu a dose já durante o tempo de compensação da primeira parte.
Georgia Stanway foi a autora do segundo golo que aumentou a confiança inglesa, rumo a um resultado mais volumoso. Aos 60', James alargou a vantagem através de um improvável cabeceamento, sete minutos antes de Alessia Russo completar um hat trick de assistências.
Ella Toone carimbou o 4-0 final e apontou para o céu para homenagear o pai, falecido em setembro de 2024.
A equipa inglesa ganha novo fôlego para revalidar o título conquistado em 2022. Na última jornada, a turma de Sarina Wiegamn defronta o País de Gales, que ainda não pontuou.
A turma galesa deu tudo contra a França, mas sucumbiu por 1-4, após uma primeira parte notável. Clara Mateo inaugurou o marcador aos 8', mas Jessica Fishlock restabeleceu o empate aos 13' e espoletou a loucura total.
A média das Seattle Reign foi a autora do primeiro golo galês de sempre na história do Campeonato da Europa. Ainda assim, a euforia e a ambição de conquistar um ponto sofreu um revés gigante quando Diani voltou a adiantar a França, da marca de penálti.
No início da segunda parte, Majri (53') e Geyoro (63') completaram a goleada que coloca as gaulesas com um pé e meio nos quartos de final.