Estrasburgo venceu o Metz no arranque da Ligue 1
Estrasburgo venceu o Metz no arranque da Ligue 1 - Foto: IMAGO

Estrasburgo estabelece recorde mundial na Ligue 1

Emblema que tem Todd Boehly como proprietário iniciou a temporada com triunfo com o Metz

O Estrasburgo entrou diretamente para a história do futebol no jogo que venceu no sábado, por 1-0, com o Metz, na primeira jornada da Ligue 1. Todos os titulares lançados por Liam Rosenior nasceram neste milénio, com a média de idades da equipa inicial a ser de 20,36 anos. O treinador inglês da equipa, cujo proprietário é Todd Boehly, tem 41 anos.

De resto, o Estrasburgo, que na época passada falhou a qualificação para as competições europeias pela diferença de golos (terminou em sétimo lugar, em igualdade de pontos com o Lyon de Paulo Fonseca), foi a equipa com a média de idades mais baixa da Europa (o PSG foi o segundo e o Parma ficou na terceira posição).

Este recorde histórico é resultado de uma política corporativa fortemente focada nos jovens e orientada para o futuro: o proprietário do clube de Estrasburgo é o mesmo do Chelsea, a BlueCo de Teddy Boehly, que está efetivamente a transformar o emblema gaulês numa cantera para os londrinos.

Os 11 jogadores que constavam na ficha de jogo como titulares apresentaram uma média de 20,36 anos. Nenhum deles ultrapassa os 22 anos e o mais novo tem apenas 19. Os futebolistas mais experientes que iniciaram a partida contra o Metz têm apenas 22 anos: o médio-defensivo francês Junior Mwanga, o médio-ofensivo francês Félix Lemaréchal e os avançados Joaquín Panichelli e Emanuel Emegha, que é também o capitão.

Os suplentes utilizados na segunda parte por Liam Rosenior estragaram a média de idades em meio ano: o extremo-direito francês Dilane Bakwa (22 anos), o médio-esquerdo sueco Sebastian Nanasi (23) e o médio equatoriano Kendry Páez (18).

Sugestão de vídeo: