José Mourinho treinou Marcelo no Real Madrid, entre 2010 e 2013
José Mourinho treinou Marcelo no Real Madrid, entre 2010 e 2013 - Foto: IMAGO

«Estou-lhe muito grato»: ex-Real Madrid revela episódio marcante com Mourinho

Marcelo recordou a relação com o atual treinador do Benfica e os tempos da intensa rivalidade entre o Real Madrid e o Barcelona, com elogios para Messi

Foram 16 anos de Marcelo no Real Madrid, nos quais conquistou dezenas de títulos, golos e assistências, e foi treinado por vários treinadores. Um deles, entre 2010 e 2013, foi José Mourinho.

Em entrevista ao jornal Marca, o antigo internacional brasileiro revelou um episódio marcante que teve com o agora técnico do Benfica, e que o ajudou a evoluir como jogador.

«Foi muito rápido, num treino. Ele perguntou-me porque é que eu achava que não tinha ido ao Mundial de 2010. Eu era muito jovem e um pouco convencido, e respondi: 'Porque o selecionador não quis'», começou por recordar.

A resposta de Mourinho foi direta: «'Não, é porque não defendes nada, mas eu vou ajudar-te'. E ele ajudou-me bastante a ser mais agressivo, a entender melhor a parte defensiva e a saber que um lateral tem de defender primeiro e só depois atacar. Estou-lhe muito grato», acrescentou.

«Matávamo-nos em campo, mas foi algo que vivemos e que foi bonito»

Na altura de Mourinho no Real Madrid, a rivalidade com o Barcelona era intensa, com Pep Guardiola do outro lado. Apesar da tensão no relvado, as amizades prevaleciam fora de campo.

«Eram tempos incríveis. Hoje em dia falo com o Casillas, com o Piqué, com o Puyol... Matávamo-nos em campo, mas foi algo que vivemos e que foi bonito. As discussões, os problemas que tivemos, são coisas do futebol, mas sempre com muito respeito. Eu tentava defender o Real Madrid e eles o Barça. Foi uma época que vai ficar para a história», lembrou.

«Sempre fui amigo do Piqué, mas quando eu jogava no Madrid e ele no Barcelona, lá dentro não há amigos. Éramos rivais, mas sem problemas. Lutávamos em campo, mas fora dele a relação foi sempre boa», garantiu.

Como defesa-esquerdo, Marcelo defendeu inúmeras vezes Lionel Messi, uma tarefa, admite, complicada: «Difícil. Até hoje ainda o procuro. Ele é bom demais. Tive a sorte de jogar nesta época maravilhosa, com Messi, Cristiano Ronaldo e outros grandes jogadores.»

«O meu filho mais novo, com as redes sociais, vê muitos vídeos de lendas do futebol, como o Cristiano e o Messi. De vez em quando pergunta-me: 'Pai, era muito difícil?', e eu respondo-lhe: 'Olha para os vídeos e diz-me tu se era difícil'. Jogar contra ele é uma daquelas coisas bonitas que ficam na memória», atirou.