Susto para Zaidu e companhia: seleção da Nigéria aterra de emergência
O avião que transportava a seleção da Nigéria foi forçado a aterrar de emergência em Luanda, capital de Angola, após o para-brisas do cockpit ter rachado.
As superáguias, entre elas Zaidu, defesa do FC Porto, apanharam um valente susto antes do jogo de terça-feira contra o Benin, a contar para qualificação para o Mundial 2026.
A Nigéria regressava a casa após uma vitória por 2-1 sobre o Lesoto.
A Federação Nigeriana de Futebol confirmou que uma grande fissura apareceu no para-brisas da aeronave aproximadamente 25 minutos após a descolagem de Luanda, Angola, onde foi feita uma paragem de rotina para reabastecimento.
Isto levou o piloto da aeronave da ValueJet Airline a iniciar procedimentos de emergência e a regressar ao aeroporto.
Todos a bordo do avião, jogadores, dirigentes e delegados governamentais, foram retirados em segurança após a aterragem, refere o comunicado da Federação.
Já foram definidos planos para fretar outro avião que voará de Lagos para recolher a delegação em Luanda.
Próximo jogo é decisivo
A uma jornada do fim, a Nigéria ocupa o terceiro lugar (14 pontos) no Grupo C, contudo ainda pode apurar-se para o Mundial.
O adversário na derradeira jornada lidera com 17 pontos e a África do Sul tem 15 pontos. A Nigéria precisa de vencer mas também de uma ajuda do Ruanda — impedir que os sul-africanos vençam. Se isso acontecer, ganha o grupo e apura-se para o Mundial. Se ganhar mas a África do Sul também o fizer, tem hipóteses, reduzidas, de ser um dos quatro melhores segundos da zona africana e seguir para um play-off, em novembro, que decidirá o representante da CAF no play-off intercontinental de março.
A Nigéria não esteve no Mundial anterior, o do Qatar em 2022, algo que não acontecia desde 2006.