Fredrick Godwin esteve em destaque na seleção nigeriana - Foto: IMAGO

Nigéria empata na África do Sul e afasta-se do Mundial

A antiga seleção de José Peseiro está praticamente fora do Mundial 2026 depois de ter empatado 1-1 contra a África do Sul em jogo a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo.

Os Super Eagles alinharam de início com vários jogadores que atuam nas principais ligas europeias, tais como Ola Aina, Calvin Bassey, Ademola Lookman e Alex Iwobi.

Contudo, não conseguiram ir além de um empate contra a África do Sul, a surpreendente líder do grupo C da qualificação africana que soma 17 pontos. Mais seis pontos que a Nigéria quando faltam duas jornadas para o final desta fase de qualificação.

O primeiro jogador em campo a marcar golo foi Troost-Ekong, defesa-central e capitão nigeriano, mas na própria baliza aos 25 minutos. Colocando assim a seleção comandada por Hugo Broos na frente do marcador.

Mas, a equipa visitante ainda foi a tempo de empatar com um golo que levanta algumas dúvidas quanto à sua legalidade. O cabeceamento de Calvin Bassey parece ir contra o próprio braço, desviando a trajetória do remate antes de este entrar dentro da baliza adversária.

Na segunda parte, a Nigéria precisava obrigatoriamente de ir atrás dos 3 pontos para poder sonhar com a qualificação para o Mundial. Mas, até foi a África do Sul que esteve mais perto da vitória. Não só teve mais posse de bola, como criou mais perigo.

O estado do relvado não ajudou nenhuma das equipas e foi muito contestado pelos nigerianos, mas os sul-africanos tiveram sempre maior facilidade em jogar pelo solo e, sobretudo, em condicionar o adversário.

Éric Chelle, selecionador da Nigéria, continua com a vida complicada desde que assumiu a seleção em janeiro de 2025. E a porta da saída está neste momento aberta numa altura em que a Nigéria é um dos piores segundos classificados - o que a deixa fora da próxima fase - e ainda pode ser ultrapassada pelo Benin dentro do seu próprio grupo.

Por outro lado, a África do Sul segue firme na liderança e rumo à fase seguinte de apuramento para uma competição que acolheram em 2010.

Estádio da Cidade do Cabo, África do Sul