José Mourinho, treinador do Benfica - Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
José Mourinho, treinador do Benfica - Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Eis mais um dado que mostra o falhanço do Benfica na Liga dos Campeões

Águias são a equipa com pior desempenho na prova no rácio valor do plantel/classificação, segundo estudo do Transfermarkt

O Benfica consentiu, na noite de quarta-feira, em pleno Estádio da Luz, mais uma derrota na Liga dos Campeões, a quarta em outras tantas jornadas e tem a qualificação para o 'play-off' seriamente ameaçada. Depois de perder com o Qarabag (2-3), no jogo que levou à demissão de Bruno Lage, José Mourinho já foi derrotado por Chelsea (0-1), Newcastle (0-3) e, agora, pelos farmacêuticos, situação que deixa as águias no penúltimo lugar da classificação. Atrás está apenas o Ajax, devido à pior diferença de golos, curiosamente o próximo oponente dos encarnados na competição (dia 25 de novembro, em Amesterdão).

O Transfermarkt fez um ponto de situação a meio da fase de liga e o Benfica é mesmo a equipa com pior desempenho em toda a competição no rácio valor do plantel/posição na classificação. O portal especializado avalia o plantel dos encarnados em 357 milhões de euros, sendo o 22.º mais elevado nas 36 equipas que compõem a prova. Quer isto dizer que o Benfica está 13 posições abaixo do 'expectável', as mesmas da Juventus: os italianos têm o 13.º plantel mais valioso (602,7 milhões de euros) e ocupam apenas o 26.º posto na classificação.

Nápoles (24.º lugar e 14.º plantel mais caro) e Villarreal (32.º e 25.º na classificação dos plantéis) fecham o top-5.

No lado oposto está o surpreendente Qarabag, que tem apenas o 35.º plantel mais valioso (apenas 24,83 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, apenas à frente dos 16 milhões do Kairat Almaty) - penúltimo, portanto - e está num honroso 15.º lugar na classificação, intrometendo-se na luta pelo acesso à próxima fase da Champions.