Portugal em duelo com a Alemanha no Europeu de andebol - Foto: IMAGO
Portugal em duelo com a Alemanha no Europeu de andebol - Foto: IMAGO

EHF reconhece erro no último golo da Alemanha contra Portugal

Irregularidade e erro de arbitragem prejudicaram Portugal e podem influenciar as contas do grupo

A Federação Europeia de Andebol (EHF) admitiu a existência de um erro da equipa de arbitragem no Portugal- Alemanha (30-32) de quinta-feira, a contar para a primeira jornada da Main Round do Campeonato da Europa. A decisão validou um golo alemão que fixou o resultado final em 32-30 e que foi entretanto considerado ilegal.

O lance polémico ocorreu já nos últimos segundos da partida, aos 59:56, e foi prontamente contestado pelo selecionador nacional, Paulo Pereira, junto dos árbitros, mas também na entrevista rápida. «O último golo dos alemães é irregular. Tenho de dizer isto. Espero que não nos venha a pesar nas contas finais do grupo», afirmou então.

Em comunicado, o organismo prestou esclarecimentos sobre o último lance do encontro, que deveria ter sido repetido a cinco segundos do fim, numa altura em que a seleção nacional perdia por um golo, 30-31. «Aos 59:55 minutos, um jogador alemão [Justus Fischer] executou a reposição de bola após um golo de Portugal. Dois jogadores da Alemanha [Miro Schluroff e Renars Uscins] cruzaram a linha central antes do apito do árbitro e o último recebeu a bola no seguimento e marcou», enquadrou o comunicado da EHF.

Apesar dos protestos imediatos da equipa portuguesa, a jogada não foi revista pelo sistema de videoárbitro (VAR), uma vez que, segundo os critérios da EHF, a situação não era passível de revisão. A decisão correta no momento seria a repetição do lançamento inicial, mantendo a posse de bola para a Alemanha, mas impedindo o golo.

A entidade explicou que, embora a posse de bola não fosse alterada, a equipa de arbitragem deveria ter interrompido o lance e ordenado a sua repetição. Contudo, o organismo máximo do andebol europeu esclareceu que o resultado de 32-30 a favor da Alemanha não sofrerá alterações.

Ainda que a vitória alemã esteja confirmada, a diferença de golos é um fator crucial para o desempate nas contas finais do grupo. Este golo irregular poderá, assim, vir a ter um impacto determinante nas aspirações de Portugal em alcançar a fase seguinte do torneio, dependendo dos resultados que se verificarem nos próximos jogos da Main Round.