Egan Bernal impõe-se em sprint a Mikel Landa na meta antecipada da 16.ª etapa da Vuelta (foto: La Vuelta Sprint CXcling Creative Agency)

Egan Bernal na Vuelta: «É uma vitória ou não é?!»

Colombiano vence 16.ª etapa da Volta à Espanha, encurtada devido a manifestações pró-Palestina

O colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers) venceu a 16.ª etapa da Volta a Espanha, uma tirada marcada por novo encurtamento devido a protestos pró-Palestina. A chegada, originalmente prevista em Castro de Herville, foi antecipada em oito quilómetros após manifestantes bloquearem a estrada.

Bernal impôs-se no sprint final diante do espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step), enquanto o francês Brieuc Rolland fechou em terceiro lugar. Foi a primeira vitória do colombiano nesta edição da Vuelta, celebrada de forma especial por competir com a camisola de campeão nacional da Colômbia.

Na classificação geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard manteve a liderança, com 48 segundos de vantagem sobre o português João Almeida (UAE Team Emirates-XRG), que continua na segunda posição. O britânico Tom Pidcock ocupa o terceiro posto.

Após o triunfo, Bernal fez declarações emocionadas: «É uma vitória, não é?!», disparou o colombiano, que quase perdeu a vida num acidente durante um treino em janeiro de 2022.

«Depois de ter perdido hipóteses de lutar pelo topo da classificação geral, queria ganhar uma etapa. Na verdade, queria ganhar com a camisola de campeão nacional, o que significa muito para mim», afirmou Bernal.

«Apesar de não ter havido a subida final, foi uma etapa linda, superdifícil. Até o final, mesmo sozinho com o Landa, a cooperação foi muito boa. E quando soubemos que o final seria a 8 quilómetros para o final, ficámos, tipo: ‘ok... vamos para o sprint, não é?’ Foi um bom momento, bom para as memórias», concluiu.

Bernal soma a sua 58.ª vitória profissional e o primeiro triunfo numa grande volta desde que conquistou o Giro de Itália de 2021.