Dragão já não assusta como assustou outrora
Historicamente, os guerreiros do Minho apresentam grandes dificuldades em ganhar na cidade Invicta. O SC Braga só venceu seis vezes na casa do FC Porto, em 84 jogos. De resto, registam-se oito empates e 70 vitórias para os dragões.
O SC Braga quer agora atenuar essa estatística negativa, aproveitando o melhor momento da época - vem de seis jogos sem perder, onde marcou 15 golos e sofreu apenas um. A motivar ainda mais os comandados de Carlos Vicens está o facto de ainda não terem perdido fora de portas, esta época.
Apesar de nunca ser fácil ir roubar os três pontos ao terreno ardente do dragão, ultimamente, os resultados têm sido mais animadores para o emblema minhoto. Quatro das seis vitórias supramencionadas aconteceram neste século: em 2002, 2005, 2020 e 2021.
Frente aos portistas, os bracarenses perseguem também uma sequência quem alcançaram em 2020, em que venceram o FC Porto por três vezes seguidas - tal só tinha acontecido uma vez, entre os anos 1948 e 1949. A primeira vitória do SC Braga em casa do FC Porto foi precisamente nessa primeira sequência, em 1948, no Campo da Constituição.
Para repetir a dose, já só faltam duas vitórias - isto, porque o SC Braga derrotou os dragões (1-0) no último frente-a-frente entre os dois emblemas. Foi em março, em jogo da jornada 25 da última edição do campeonato, na Pedreira. Marcou Ricardo Horta e o treinador dos arsenalistas era Carlos Carvalhal.
O SC Braga terá de fazer aquilo que não faz desde março de 2021: ganhar no dragão. Na altura, igualmente com Carvalhal aos comandos, fê-lo com uma vitória por 3-2, nas meias-finais da Taça de Portugal.
Mas, se quisermos evocar a última no Estádio do Dragão para a Liga, temos de recuar até à tal sequência de 2020. Essa vitória (a primeira das três) aconteceu à jornada 17 e o SC Braga era orientado por um tal de... Ruben Amorim.
Conseguirá agora Carlos Vicens sorrir no terreno do inimigo? As equipas entram em campo no domingo às 20h30.