Dois homens embriagados tentam assaltar carro da Visma na Coppi e Bartali (vídeo)
Um incidente grave marcou a quarta etapa da Semana Coppi e Bartali, quando dois indivíduos, aparentemente embriagados, atacaram o segundo carro de apoio da equipa Visma-Lease a Bike. O episódio ocorreu a apenas seis quilómetros da meta em Valdobbiadene, na localidade de Saccol, colocando em risco a segurança dos membros da equipa neerlandesa.
Enquanto o veículo estava estacionado à espera de reentrar no percurso da corrida, um dos agressores subiu para o tejadilho e tentou roubar uma das bicicletas ali fixadas, avaliadas em quase 20 mil euros. Simultaneamente, o outro indivíduo investiu de forma agressiva contra os ocupantes do carro, esmurrando repetidamente os vidros.
Momento de tensión en el coche del Visma Lease a Bike con un aficionado, en la etapa de hoy de la Coppi e Bartali 🤯🤯
— Avituallamiento Ciclista (@EVTMO_) March 28, 2026
🎥 Nicholas_EffeTi pic.twitter.com/0LGwKk4pKM
Apesar do susto, a situação acabou por ser resolvida sem que nenhum equipamento fosse roubado ou se registassem danos materiais. No entanto, o caso terá consequências, como garantiu Richard Plugge, diretor-geral da Visma-Lease a Bike, em comunicado.
«Levamos este incidente muito a sério, pois colocou em risco a segurança dos nossos colegas. O nosso pessoal na corrida contactou imediatamente a polícia e informou a organização do sucedido», explicou Plugge.
O responsável da equipa confirmou que, felizmente, não houve feridos nem perdas materiais, mas sublinhou o impacto emocional do ataque. «Os nossos colegas que estavam no carro estão bem, mas compreensivelmente chocados», concluiu.