Dez super-estádios (com custos astronómicos) que vão marcar os próximos anos
São cada vez mais os clubes interessados em renovar os seus estádios, de forma a ter um rendimento maior e proporcionar uma melhor experiência para os seus adeptos, mas nem todos têm essa capacidade de investimento. Manchester United, Flamengo e Roma são algumas das equipas que têm um grande projeto, a longo prazo, mas também há nomes surpreendentes nesta lista.
10 - Estádio Nacional da Sérvia
Um dos exemplos nem diz respeito propriamente a um clube: a Sérvia, que tem como objetivo construir um estádio para a sua seleção nacional e que está disponível para gastar um total de mil milhão de euros, de acordo com o StadiumDB. Este é, sem dúvidas nenhumas, o maior investimento na história do desporto em território sérvio, que vai ter capacidade para 52 mil pessoas. O plano arrancou em 2019, tendo sido atrasado pela pandemia, esperando que seja completado no final de 2026. Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, revelou que este vai ser o palco da final da UEFA Europa League em 2027/28, após uma conversa com Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.
🏟️“World’s first garden stadium” Serbia is building new 60,000 seat stadium in Belgrade
— Serbia in English (@serbiainenglish) February 28, 2025
🏗️The stadium is designed to have four “rings” suspended by cables that surround the stadium and they will be covered in trees and bushes to offer a more green look.
🇷🇸 Serbian President… pic.twitter.com/kIszTANbII
9 - Stadio della Roma
De seguida temos precisamente o projeto da Roma, em que o número de espetadores sobe, para 56 mil, assim como os custos, estimados acima de 1,1 mil milhões, segundo a Gazzetta dello Sport. A apresentação final do projeto está marcada para o dia 21 de abril, depois de vários entraves que motivaram vários adiamentos. Estava planeado que o estádio fosse inaugurado no ano centenário do clube, em 2027, mas os donos reveleram que deverá estar pronto apenas em 2028.
🏟️ Verso il nuovo stadio
— AS Roma (@OfficialASRoma) July 24, 2024
📄 https://t.co/7a0IiInWD5#ASRoma pic.twitter.com/C9mNPE9aYG
8 - Stadium of the Future (Jacksonville Jaguars)
Em oitavo lugar, com 63 mil lugares, está o novo estádio dos Jacksonville Jaguars, da NFL. Este é apenas um dos três recintos de equipas de futebol americano nesta lista, e o mais barato, apontando aos 1,5 mil milhões, segundo a própria equipa. Os donos aprovaram o plano em 2024 e a construção deve começar este ano, sendo que está a ser estudada ainda a possibilidade de uma mudança condicional até 2027, enquanto a obra fica concluída, ou adotar uma casa emprestada. Referir ainda que em jogos de Futebol Universitário a capacidade pode subir até aos 71 mil lugares.
The Jaguars and the city of Jacksonville have unveiled their $1.4 billion “stadium of the future" proposal.
— Front Office Sports (@FOS) May 15, 2024
Costs:
City: $775 million
Jags: $625 million
More » https://t.co/BhXOErzuZp pic.twitter.com/Ua0XpBLQN4
7 - Burnham Park (Chicago Bears)
Logo de seguida temos os Chicago Bears, com valores semelhantes relativamente aos espetadores (65 mil), embora o custo seja muito superior: 2,5 mil milhões, segundo a própria equipa. Os donos acreditam que vai criar um impacto económico enorme e imediato em Chicago, pelo que estão disponíveis para pagar 70% desse valor. A construção vai começar este verão e a abertura está apontada para daqui a três anos. Tal como o dos Jaguars, este estádio também vai ter a tecnologia necessária para, por exemplo, baixar ou aumentar a temperatura em 15 graus.
Bears video showing plans for a new Soldier Field. pic.twitter.com/3tOHrPsAOn
— Andrew Siciliano (@AndrewSiciliano) April 24, 2024
6 - Bank of America Stadium (Caroline Panthers)
Também os Caroline Panthers querem remodelar o seu estádio, passando a ter 75 mil espetadores, num projeto que vai custar 2 mil milhões, segundo o próprio clube. New Bank of America Stadium tem sido a casa da equipa da NFL nos últimos 30 anos, em Charlotte, e assim continuará a ser, até porque o objetivo inicial era construir um novo estádio, mas, devido a problemas legais, essa ideia foi completamente abandonada.
This is our home. This is our future. Welcome to the Crown Jewel of the Queen City.
— Carolina Panthers (@Panthers) June 3, 2024
We are excited to unveil a first look at the proposed renovation of Bank of America Stadium.#KeepPounding pic.twitter.com/n1JfPUK0QA
5 - The Cathedral (Inter e Milan)
Voltando ao futebol, temos o caso de Inter e Milan, rivais que partilham atualmente San Siro, mas que têm um plano para construir um novo estádio: A Catedral. Passariam dos cerca de 76 mil lugares para... 70 mil, deixando o palco histórico, que está quase a completar 100 anos, em 2026, e que vai ser demolido. O custo está apontado para os 1,3 mil milhões, segundo a Gazzetta dello Sport, e os frutos só vão ser colhidos em 2029/30, embora os planos tenham começado já há mais de cinco anos. Naturalmente, encontraram muitos problemas pela frente.
AC Milan and Inter Milan announce their new stadium that will replace the San Siro named “The Cathedral” 🏰 pic.twitter.com/uIuQNaOAaa
— B/R Football (@brfootball) December 21, 2021
4 - Estádio do Flamengo
O Flamengo, único clube sul-americano nesta lista, tem planos para deixar o Maracanã, partilhado com o Fluminense, e construir um estádio com 60 metros de altura e capacidade para 78 mil pessoas. O projeto foi apresentado no final do ano passado e a previsão é que as obras terminem a 15 de novembro de 2029. Os custos não devem ultrapassar os mil milhões de euros, segundo o Globo Esporte, embora a antiga direção tivesse em mente valores mais baixos, mas rapidamente percebeu-se de que isso não seria possível.
Mais imagens do projeto do estádio do Flamengo.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) November 22, 2024
🗞 @geglobo
📸 Divulgação pic.twitter.com/VUnhXpODuL
3 - King Salman International Stadium (Arábia Saudita)
No top-3 de estádios com o maior número de espetadores está o King Salman International Stadium, em Riade, na Arábia Saudita, que vai ser, sem dúvidas nenhumas, o mais caro do mundo: estima-se que possa chegar aos 8 mil milhões de euros (!), de acordo com o StadiumDB. Este palco faz parte do grande projeto saudita, tendo em vista o Mundial 2034. Espera-se que seja construído até 2029 e vai ter uma capacidade de 92 mil pessoas. Esta vai ser também a nova casa da seleção saudita e provavelmente o grande palco da final do Campeonato do Mundo.
#SaudiArabia 🇸🇦 announced today the design of the new King Salman stadium in #Riyadh, which will be the new home of the Saudi National football team.
— World Stadiums🏟 (@Worldstadium_EN) July 28, 2024
The 92.000 seats stadium is set to be completed in 2029 & will be part of Saudi's bid to host the 2034 #WorldCup pic.twitter.com/6ucYIeDiUu
2 - Future Old Trafford (Manchester United)
Regressando ao futebol europeu, mas apenas brevemente, o Manchester United também tem um plano para substituir Old Trafford, embora mantendo o nome, numa operação que vai custar cerca de 2 mil milhões de euros, segundo a imprensa inglesa, que afirma ainda que este novo estádio pode gerar cerca de 7 mil milhões de euros para a economia do país. Os custos diminuem, comparativamente com o anterior, mas os números de lugares aumentam: 100 mil pessoas! No entanto, há também a possibilidade de remodelar o estádio atual, mas, nessa situação, o aumento da lotação não seria tão significativo, de 76 mil lugares para 87 mil. Sir Jim Ratcliffe, dono do United, já falou sobre o assunto e explicou que a primeira opção é a que tem mais benefícios, mas a decisão final será tomada apenas no verão.
How do you feel about the Old Trafford stadium project? 👀🏟️
— Manchester United (@ManUtd) November 5, 2024
The initial findings from the first phase of fan consultation on the future of our home have been revealed 👇#MUFC
1 - Hassan II Stadium (Marrocos)
Por fim, em Marrocos, o objetivo é construir um dos maiores estádios do mundo, Hassan II, com capacidade para 115 mil adeptos, em Benslimane, perto de Casablanca. No entanto, o custo não deve ultrapassar os 700 milhões de euros, números inferiores a todos os outros palcos desta lista, de acordo com o StadiumDB. Este vai ser um dos estádios marroquinos para o Mundial 2030, competição em que o país africano se juntou a Portugal e Espanha para receber o torneio. As construções começam este ano e terminam em 2028, portanto bem a tempo do tão esperado Campeonato do Mundo.
Designed by Populous in partnership with Paris-based architects Oualalou + Choi, the spectacular 115,000-capacity Stade Hassan II in Casablanca, Morocco, will be the largest football stadium in the world.
— Populous (@Populous) August 21, 2024
Read more: https://t.co/Y7Yh5NaOQi pic.twitter.com/hrNyKFXyzw
Artigo originalmente publicado a 3 de março de 2025