Christian Chivu, antigo jogador e atual treinador do Inter - Foto: IMAGO

Derby D'Italia terá mais que uma estreia

Não é apenas Christian Chivu, novo treinador do Inter, que se vai estrear no famoso dérbi entre Inter e Juventus. A Refcam - câmera de vídeo presente no equipamento do árbitro - também irá fazer a sua estreia em Itália.

Os italianos vão adotar o modelo lançado pela FIFA no Campeonato do Mundo de Clubes de 2025. A estreia acontecerá no dérbi Juventus - Inter, agendado para sábado às 19h00, no Allianz Stadium. O árbitro principal estará equipado com uma câmara de vídeo que oferecerá a mais recente tecnologia e aumentará o espetáculo desportivo.

A Refcam, como é denominado o dispositivo acoplado ao equipamento de comunicação do árbitro com os assistentes e com os colegas da sala VAR, será inaugurada pela primeira vez num campeonato nacional de futebol e logo no mítico Il Derby d'Italia, o primeiro de Cristian Chivu como treinador.

A inovação foi lançada há quase três meses no Campeonato do Mundo de Clubes de 2025.

Troféu do Mundial de Clubes

A microcâmara de alta resolução pesa 6 gramas.

Trata-se de uma câmara ultramoderna montada base do microfone do árbitro principal, que permite aos telespectadores acompanhar o jogo da perspetiva privilegiada do árbitro. «A Lega Calcio Serie A é uma das ligas profissionais europeias selecionadas para testar a utilização da Refcam na filmagem de competições oficiais, em conformidade com os protocolos elaborados pela FIFA e pelo IFAB, já experimentados no recente Campeonato do Mundo de Clubes», refere o comunicado oficial da Liga italiana.

Esta será utilizada durante o aquecimento, em direto durante o jogo, na preparação da execução de lances de bola parada e em situações semelhantes, ou para oferecer repetições espetaculares.

Lega Serie A: «O nosso objetivo é oferecer ao público uma experiência cada vez mais cativante e profunda»

«A introdução da Refcam na Serie A representa não só um passo em frente no caminho da inovação que seguimos com consistência e determinação, mas, acima de tudo, oferece finalmente aos adeptos a perspetiva real do árbitro sobre as diferentes ações durante o jogo», explicou Luigi Di Siervo, CEO da Lega Serie A, citado pela La Gazzetta dello Sport.

Uma vez que é uma das câmaras disponíveis para a produção televisiva, será utilizada regularmente como sinal isolado para o VAR

Luigi De Siervo, CEO da Lega Calcio Serie A.

O dirigente italiano explicou ainda que o objetivo prinicpal é oferecer ao público uma experiência «cada vez mais cativante e profunda, enriquecendo o espetáculo do futebol com novas perspetivas e imagens exclusivas». E acrescentou por fim que a liga italiana «sempre esteve na vanguarda da adoção de novas tecnologias, consciente do papel central que estas desempenham na evolução da televisão, na promoção do nosso produto a nível global e na transparência das decisões tomadas pelos árbitros dos jogos».