Artur Rudko com Galeno, no jogo entre o Shakhtar e o FC Porto, na Champions - Foto: IMAGO

Defrontou o FC Porto na Champions e foi detido ao tentar deixar a Ucrânia

Artur Rudko tentava cruzar a fronteira para a Moldávia, apesar de estar em vigor a lei marcial

Artur Rudko, guarda-redes ucraniano formado no Din. Kiev e que jogou no Shakhtar Donetsk na temporada 2023/24 - faz na próxima sexta-feira dois anos que defrontou o FC Porto na Champions - foi detido quando tentava atravessar a fronteira da Ucrânia com a Moldávia, juntamente com outros três adultos e uma criança de 4 anos.

A informação foi revelada pelo portal Sports Arena e confirmado por outros meios do país, que refere, que o jogador de 33 anos, após ser detido, foi encaminhado para uma base de treino militar das forças armadas, uma vez que desde a invasão russa, em fevereiro de 2022, está em vigor na Ucrânia a lei marcial, que proíbe homens entre os 18 e os 60 anos de saírem do país.

Artur Rudko, de frente, à direita, foi enviado para um centro de treino militar após a detenção

Radko, que é internacional sub-21, e jogava nos cipriotas do Pafos aquando da invasão russa, jogou depois no Metalist Kharkov e os polacos do Lech Poznan. Na época passada representou o Chornomorets, com quem terminou contrato no final da época.

No final de agosto, o guarda-redes assumiu que não teria possibilidades de prosseguir a carreira na Ucrânia e que tinha convites de equipas de Israel, Chipre e Azerbaijão.