David Sousa: «Projeto do Casa Pia é ambicioso e ‘topei’»
O central brasileiro de 24 anos, reforço de verão dos gansos, confessa sentir-se em casa desde que chegou a Pina Manique e mostra-se convicto de que os gansos irão realizar «uma grande temporada», tão boa ou melhor que a transata.
- Foi contratado depois de uma grande época pelo Molenbeek, o que levou a que vários clubes se interessassem em si, entre eles o Casa Pia, que acabou por reforçar. Porquê o Casa Pia?
Acho que o projeto que me apresentaram é muito ambicioso e penso que é disso que preciso na minha carreira hoje. É onde vou poder evoluir, onde eu vou poder ser importante, dentro de uma boa equipa e quando o Pedro Correia [diretor geral de futebol do Casa Pia] falou comigo eu conversei com a minha família e topei a ideia.
- Está há pouco mais dois meses no Casa Pia. Qual foi o impacto no momento da chegada? Sentiu-se imediatamente adaptado?
Para lhe falar a verdade, senti-me em casa desde que aqui entrei. A Bélgica, de onde venho é um país frio, é diferente de Portugal. Senti-me em casa pelas pessoas aqui dentro do clube acolheram-me, assim como todos os jogadores e isso facilitou a minha adaptação.
- O David é um dos vários reforços para o Casa Pia, que na época transata terminou a Liga no 9.º lugar. Acredita que o plantel tem capacidade para ambicionar o mesmo ou até melhor?
Sem dúvidas nenhumas! Com certeza vamos fazer uma grande temporada. Ainda esta semana o mister nos disse que, por esta altura, na época passada estávamos na mesma situação em que nos encontramos agora e ainda conseguimos fazer história.
- O grupo continua a sua preparação nesta pausa para as seleções, sem alguns jogadores que foram para as suas seleções e outros que estão também a recuperar de lesão. Como sente que está a ser o trabalho nesta fase?
Acho que a equipa está bem, motivada para fazer uma grande temporada no nosso dia a dia e sempre que entramos dentro de campo, por isso em breve vamos reencontrar o caminho das vitórias.
Esta semana o 'mister' disse que, por esta altura, na época passada a situação era a mesma
- Apontando precisamente a esse facto, desportivamente o clube não atravessa uma boa fase e irá cumprir um mês sem vencer. O que acha que está a falhar e a contribuir para a escassez de triunfos nos últimos tempos?
Acho que são alguns detalhes em que temos trabalhado muito e ajuda-nos perceber isso no nosso dia-a-dia, tenho a certeza de que vamos corrigir tudo. Ainda está para vir uma sequência de vitórias, iremos fazer uma grande temporada.
- É positivo para o Casa Pia não haver campeonato este fim de semana não competir? A paragem é boa para respirar fundo, trabalhar processos e assimilar ideias?
Claro, com certeza. É bom para também limparmos um pouco a nossa cabeça e trabalharmos mais e mais. Temos uma semana para poder melhorar e aprimorar o que estamos a fazer de bom para continuarmos a fazê-lo.
- Vem aí a Taça de Portugal. O Casa Pia visita o Ançã, um clube amador da distrital de Coimbra, pelo que é claro favorito a vencer. Esse contexto aumenta o perigo que encerra esta eliminatória?
Não encaro como um perigo porque o Casa Pia, quando entra num jogo, tem de fazê-lo com mentalidade vencedora e é isso que vamos encontrar e é assim que vamos entrar, com essa mentalidade, para lá ir e ganhar o jogo.