Os representantes de todos os sócios da FPF reuniram-se em Conselho de Presidentes na Cidade do Futebol - Foto: FPF
Os representantes de todos os sócios da FPF reuniram-se em Conselho de Presidentes na Cidade do Futebol - Foto: FPF

Conselho de Presidentes: fechar 2025 com chave de ouro

Futebol Para Todos é o espaço de opinião quinzenal de Vasco Pinho, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol

O ano de 2025 foi histórico para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e para o futebol português, dentro e fora das quatro linhas. Em campo, as Seleções Nacionais reforçaram o estatuto de Portugal enquanto nação de Futebol e uma das principais indústrias do País. Cinco títulos conquistados em seis finais alcançadas conduziram Portugal a um patamar de excelência, num ano também marcado pelo apuramento da Seleção Nacional para a fase final do Mundial.

Fora do campo, a FPF fechou 2025 com chave de ouro, com a realização da primeira edição do Conselho de Presidentes. Tratou-se do cumprimento de mais um passo previsto no Plano Programático desta Direção, o da criação de um órgão consultivo que reunisse todos os presidentes dos sócios ordinários da FPF, com todas as realidades representadas: Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e o Futebol Profissional. Um fórum de excelência que, de seis em seis meses, irá promover reflexão e discussão sobre a modalidade, com vice-presidentes em rotação.

Mais um passo fundamental para um ciclo de trabalho assente na proximidade e transparência, pilares do modelo de governação e que, com o Conselho de Presidentes, reforça a representatividade dos sócios ordinários. Foi ainda mais simbólico que uma das primeiras medidas seja a descentralização das reuniões de Direção da FPF, com estas a decorrerem em pontos diferentes do País, numa iniciativa que irá promover o conhecimento de todas as realidades. A primeira reunião teve um momento simbólico fortíssimo, com a entrega dos cinco troféus conquistados e da medalha de vice-campeão do Mundo de Futsal Feminino, com as seis finais representadas. Uma homenagem mais do que justa aos sócios ordinários, cujo trabalho tem permitido à FPF e à sua Direção Técnica Nacional a formação de seleções de excelência e equipas com cultura de vitória.

Além do Conselho de Presidentes, a FPF inaugurou a quarta fase da Cidade do Futebol, com a ampliação e criação de novos espaços na Casa dos Atletas, espaço dedicado às Seleções Nacionais e a todo o futebol português, com condições de trabalho ao nível das melhores seleções do mundo, lote que, merecidamente, Portugal integra.

Um dia marcante, com a FPF e o futebol português a reforçarem uma nova era marcada pela união, com os seus sócios no centro das decisões que irão marcar o futuro da indústria.

PS: Aos leitores de A BOLA, desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2026, cheio de saúde e alegria. Que o ano de 2026 continue a trazer mais sucessos ímpares para o futebol português.