Critério do Dauphiné: Romeo fugiu de dez 'Julietas'
O espanhol Iván Romeo (Movistar) assumiu a liderança da classificação geral do Critério do Dauphiné, ao vencer isolado a terceira etapa da corrida francesa.
O jovem de 21 anos cumpriu os 207,2 quilómetros entre Brioude e Charantonnay, em França, com 14 segundos de vantagem sobre o colombiano Harold Tejada (Astana), segundo, e o francês Louis Barré (Intermarché-Wanty), terceiro.
🚴🏻♂️ Une échappée victorieuse et (encore) un nouveau @MaillotJauneLCL 💛
— Critérium du Dauphiné (@dauphine) June 10, 2025
⏪ Revivez le dernier kilomètre de l’étape 3
🚴🏻♂️ A winning breakaway and (again) a new leader! 💛
⏪ Relive the last kilometre of Stage 3#Dauphiné pic.twitter.com/WKVa3QlTS8
Romeo, especialista no contrarrelógio, integrou a fuga principal, originalmente com 13 ciclistas, e acabou por ser o mais forte, de um conjunto em que pontuavam nomes como o do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) ou o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe).
Acabaram por disputar a vitória 10 ciclistas, mas o especialista em contrarrelógio, especialidade de que foi campeão do mundo sub-23 em 2024, isolou-se nos últimos seis quilómetros.
🥇 𝗜𝗩𝗔𝗡 𝗥𝗢𝗠𝗘𝗢 👏#Dauphiné pic.twitter.com/IQ9dQJfOjc
— Critérium du Dauphiné (@dauphine) June 10, 2025
«Andava a pensar nesta etapa há um mês. Quase não acredito, até porque foi um dos dias mais duros da minha vida. Não me senti bem, mas segui por instinto no fim. Agora, é o melhor dia do ano», declarou Romeo, após cruzar a meta.
É a segunda vitória do ano para o espanhol, que já tinha erguido os braços numa etapa da Volta à Comunidade Valenciana e tem vários top 10 fruto de fugas em várias corridas este ano.
Nas novas contas da geral, tem 17 segundos de vantagem sobre Louis Barré, segundo, e 18 sobre Tejada, terceiro, antes de, na quarta-feira, ter um contrarrelógio individual na quarta etapa para se consolidar – serão 17,4 quilómetros entre Charmes-sur-Rhône e Saint-Péray.
⛰ Journée tranquille pour 🇫🇷@PaulOurselin qui conserve son beau maillot bleu à pois blanc du meilleur grimpeur. 🔵⚪️
— Critérium du Dauphiné (@dauphine) June 10, 2025
⛰ Quite an easy day for 🇫🇷@PaulOurselin, who stays in the lead in the KOM classification. 🔵⚪️#Dauphiné | @auvergnerhalpes pic.twitter.com/tYY84ubHrJ
O único português em prova, Ruben Guerreiro (Movistar), subiu 24 posições na geral e é agora 71.º, a 2.16 minutos do companheiro de equipa que veste a camisola amarela.