Consegue contá-los? Quenda e Essugo aumentam jogadores no Chelsea para números surreais
Geovany Quenda e Dário Essugo são as mais recentes contratações do Chelsea, que continua a não ter problemas em preencher os livros de atletas, sendo que a maior parte deles nem fazem parte do plantel que está às ordens de Enzo Maresca.
Isto porque, com as transferências dos dois jogadores formados no Sporting, os blues já têm uns impressionantes 89 futebolistas seniores ligados contratualmente ao clube.
𝗖𝗵𝗲𝗹𝘀𝗲𝗮 𝗮𝗿𝗲 𝘀𝗼 𝘀𝗰𝗿𝗲𝘄𝗲𝗱 😂
— Magic hat 🧡 (@themagic_tophat) March 18, 2025
Chelsea have 89 male pro players on their books. That’s right, EIGHTY NINE!
Credit to @sidcelery for the graphic.
And why does that screw them?
1) They can’t afford all those wages; and
2) They won’t be able to do all those loans… pic.twitter.com/jPZQNZeDPY
30 jogadores fazem parte do plantel da equipa principal, entre os quais o português Pedro Neto. Há depois 31 atletas da formação que já têm contratos com o clube. Seguem-se 22 jogadores emprestados – entre os quais João Félix, no Milan, e Renato Veiga, na Juventus – e, por fim, aqueles que chegarão ao clube no futuro, tal como Quenda, Essugo, ou o prodígio brasileiro Estêvão.
Importância da formação
O clube tem de lidar com os salários, o presente e o futuro de todos estes jogadores. No entanto, a aposta na formação é vital para a equipa, que nos últimos anos tem causado furor com as contratações que realiza, mas também tem estado ativa na venda de atletas.
Nos últimos seis anos, o Chelsea amealhou mais de 600 milhões de euros em vendas de jogadores, e aqueles que vêm da formação são vitais para isto: como não foi investido dinheiro na sua contratação, quando são vendidos, o emblema só regista lucro com esses negócios.
Ainda assim, lembrando a agressividade com que o clube tem abordado o mercado transferências, será interessante ver se ultrapassará este número de 89 jogadores num futuro próximo.