Confirmado novo substituto de Marc Márquez nos GP de Portugal e Valência
O piloto italiano Nicolo Bulega vai assumir o lugar de Marc Márquez na equipa de fábrica da Ducati nas duas últimas provas da temporada de MotoGP, os Grandes Prémios de Portugal e de Valência.
O campeão mundial de 2025, Marc Márquez, encontra-se afastado das pistas desde o Grande Prémio da Indonésia, no início de outubro, onde sofreu uma fratura no ombro. A equipa confirmou que o espanhol não voltará a competir até ao final da época.
Nas corridas de Austrália e Malásia, Márquez foi substituído pelo piloto de testes Michele Pirro, que não conseguiu somar pontos.
Durante semanas, havia fortes especulações sobre a eventual entrada de Bulega, piloto da Ducati no Mundial de Superbike, para a equipa oficial. O italiano preferiu, no entanto, testar primeiro a GP25, a moto dominante da temporada, o que fez na quinta-feira em Jerez. Um dia depois recebeu a confirmação oficial da promoção temporária.
«Estou muito feliz por poder terminar uma temporada como esta com uma bela surpresa de última hora», afirmou Bulega, vice-campeão das duas últimas épocas no Superbike.
«Fazer a minha estreia no MotoGP é o sonho de qualquer criança que ambiciona tornar-se piloto. Além disso, poder pilotar a moto campeã do mundo nas duas últimas corridas de 2025 torna tudo ainda mais emocionante», acrescentou.
«Será um grande desafio; não tenho nenhuma expectativa específica. Vou encarar esta experiência com toda a calma necessária, até porque, para já, só pude testar a Desmosedici GP em Jerez. Dito isto, não me falta certamente motivação para me sair bem e dar tudo de mim», concluiu o piloto italiano.
Bulega faz parte da estrutura da Ducati desde a sua estreia no Mundial de Supersport em 2022, onde competiu duas temporadas e conquistou o título em 2023, o que lhe valeu a passagem para o Mundial de Superbike em 2024.
O diretor-geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, mostrou-se satisfeito com a escolha: «Estou muito feliz por ver Bulega a trabalhar com a Desmosedici GP. O Nicolo faz parte da família Ducati Corse desde 2022, quando o escolhemos para pilotar no Supersport. Acreditamos nele, e ele retribuiu essa confiança com duas temporadas como a estrela indiscutível do Superbike, em que chegou perto do título e se tornou o nosso piloto de referência.»