«Concentração» e «espírito de sacrifício» para o Santa Clara pontuar com o Benfica
Na projeção do jogo com o Benfica nesta sexta-feira (20h15) no Estádio da Luz, Vasco Matos afirmou que o Santa Clara irá entrar em campo com a intenção de pontuar. O treinador dos açorianos reconhece que o adversário é difícil e pede concentração e um espírito de sacrifício «muito grandes» aos seus jogadores.
«Vamos sempre com o objetivo de pontuar. O facto de já termos pontuado com o Sporting e com o FC Porto deixa-nos felizes, é importante e valoriza o nosso trabalho. Pontuar na Luz? Claro que gostávamos e vamos fazer tudo por tudo por isso, sabendo que temos de estar muito fortes, concentrados e com um espírito de sacrifício muito grande. Mas vamos com essa energia para desfrutar de forma responsável», avisou o treinador.
Para tal, a receita dos açorianos é a mesma de sempre: «Vamos ter a postura dos últimos anos, com uma identidade muito forte, bem vincada, competitiva e a olhar muito para o que é o nosso processo. Claro que sabemos que equipa é o Benfica. Não há discussão sobre isso. Temos de estar num nível muito alto, ter uma grande capacidade de entreajuda e correr muito. O Benfica vai obrigar-nos a isso e temos de estar preparados.»
Sem perder há dois jogos na Liga [empate com o Estrela e vitória no Estoril], o Santa Clara atravessa um momento positivo, depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas. «A equipa está bem, tem vindo em crescendo, conseguimos quatro pontos nos últimos dois jogos. Sinto que a equipa está a melhorar. Claro que vamos ter um jogo difícil, contra uma grande equipa, mas o nosso foco continua a ser o que a nossa equipa pode fazer e vamos dar muita luta e ser a equipa que temos sido. Vamos ver o que podemos melhorar para defrontar este fortíssimo Benfica», sublinhou Vasco Matos.
O Benfica também venceu os três encontros que disputou na Liga, facto que nada diz a Vasco Matos, que prefere olhar para dentro. «Em termos daquilo que é o adversário, se vem num melhor ou mau momento, sinceramente não me preocupa muito. Tenho é de olhar para a equipa e perceber o que estamos a fazer e o caminho que temos de percorrer. O que me preocupa é identificar que estamos a crescer, a evoluir. E não estávamos a conseguir fazer isso no início, quando não tínhamos semanas limpas. Agora, se o adversário vem num melhor ou pior momento, não me preocupa. Penso é no caminho que temos para fazer», vincou.
O Santa Clara não sofreu golos nos últimos três jogos [Shamrock Rovers, Estrela da Amadora e Estoril], mas Vasco Matos olha para o processo todo. «Eu sempre disse que uma equipa que saiba defender… Mas temos criado muitas situações de golo. Muitas com o Estrela da Amadora, muitas com o Estoril, estamos a ser consistentes. E temos de olhar para isso e não focar só no processo defensivo ou ofensivo. Temos de olhar para a realidade. Temos de melhorar defensivamente e, ofensivamente, até estamos a fazer melhor. Temos de melhorar a última decisão ofensivamente. Criamos ocasiões claras de golo, a solidez é importante, mas temos de olhar para o processo e creio que estamos no bom caminho», apontou.
Sem lesionados nem castigados, diante do Benfica o treinador não abriu o jogo sobre eventuais mudanças no onze: «Claro que queremos muito a estabilidade da equipa. Mas também olhamos para o adversário e para a semana de treinos. Temos um plantel muito competitivo e em função do que queremos, podemos ou não fazer uma mudança pontual. Mas a estabilidade é muito importante em qualquer clube e eu, como treinador, serei sempre o primeiro a promovê-la.»