CIES: Sporting favorito e Porto muito improvável de ser campeão
O 512.º relatório semanal do observatório de futebol apresenta os resultados de um modelo estatístico que prevê a probabilidade de conquista do título para clubes em 29 campeonatos.
O modelo combina indicadores desportivos (dados da plataforma Impect sobre passes no meio-campo adversário), indicadores económicos (valores de transferência investidos na aquisição de jogadores que atuam) e indicadores demográficos (minutos jogados pelos futebolistas no último ano e o nível desportivo dos seus jogos).
Na liga portuguesa, com base em todos estes indicadores, o Sporting lidera com 39,3% à frente dos 24,5% de probabilidades do Benfica. Bem perto, está o Braga com 21,1%, mais do dobro do Porto com apenas 10% de probabilidades.
Os restantes clubes, como seria de esperar, têm todos probabilidades abaixo dos 2% e apenas Santa Clara e Vitória SC ultrapassam fasquia de 1%.
Liverpool e Real Madrid favoritos em Inglaterra e Espanha, respetivamente
Segundo o mais recente relatório do Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES), na Premier League, o Liverpool, campeão em título, é o favorito a revalidar o troféu. A liderança das probabilidades não é tão vincada como noutros campeonatos visto que as as hipóteses são de 28.9%, à frente do Arsenal (18.8%) e do Chelsea (16.2%).
Na La Liga, o Real Madrid surge com maiores probabilidades (40.6%) de conquistar o título, superando o atual campeão espanhol Barcelona (29.6%) e o Atlético de Madrid (22.1%).
Na Serie A, o top 3 é composto por Inter (25.6%), Juventus (18.2%) e Nápoles (17.4%). E, na Bundesliga, o Bayern de Munique destaca-se de forma isolada com 61.4%, à frente do Borussia Dortmund (8.8%).
Há campeonatos muito (des)equilibrados
A maior probabilidade em valores absolutos foi registada para o Estrela Vermelha levantar o título na Sérvia (76.2%), seguido pelo PSG em França (73.0%) e pelo Mamelodi Sundowns da África do Sul (70.6%).
Do outro lado da moeda, entre os campeonatos analisados, os mais disputados e equilibrados, em teoria, são a Pro League dos Emirados Árabes Unidos (máximo de 23.5% de hipóteses de sucesso para o Shabab Al Ahli), a Serie A italiana (25.6% para o Inter) e a Eredivisie holandesa (28.6% para o Feyenoord).
Artigos Relacionados: