Youssef Chermiti reforço o Rangers no mercado de verão, saindo do Everton
Youssef Chermiti reforço o Rangers no mercado de verão, saindo do Everton - Foto: IMAGO

Chermiti duramente criticado (e defendido) após humilhação do Rangers

Equipa escocesa está a ter uma temporada para esquecer e o avançado português também não teve um início fácil na Escócia, tendo sido arrasado após mais uma derrota, desta vez na Noruega

O Rangers está a ter um dos piores arranques de temporada nos últimos tempos - sexto classificado na Liga e último na Europa - e já vai no segundo treinador, mas Danny Rohl também não teve uma estreia positiva, pelo contrário: derrota humilhante na Noruega com o Brann (0-3) e quarto jogo consecutivo sem vencer.

Youssef Chermiti foi escolhido pelo alemão para o onze titular e desiludiu bastante, apesar dos 76 minutos em campo, tendo sido duramente criticado pela imprensa britânica e também pelos próprios adeptos. No entanto, tanto o treinador como o diretor desportivo sairam em defesa do português, que custou 8,6 milhões de euros aos escoceses e ainda não marcou nem assistiu nos primeiros oito jogos, três a titular.

«Youssef tem sido um grande talento há vários anos. Vocês conhecem a minha história com o Youssef. Contratei-o no Everton e ele teve alguma experiência na Premier League lá. Compreendo por que alguns adeptos diriam: 'Bem, vamos lá, ele ainda não tem um currículo que mostre que será capaz de fazer X, Y e Z pela nossa equipa ou que será vendido por este ou aquele valor'», começou por dizer Kevin Thelwell, lembrando que foi ele quem sugeriu pagar €12,5M ao Sporting para ter o jovem atleta no Everton.

«Mas, na realidade, se ele tivesse um currículo minimamente decente, com algumas das qualidades que possui, não viria para o Rangers. No mercado aberto, um jogador como ele, que provou ter a capacidade de marcar golos, e é por isso que acabará por ser avaliado, será transferido por um valor que simplesmente não poderíamos pagar», explicou, lembrando que ainda só tem 21 anos.

«Às vezes, é preciso contratar um jogador que se acredita estar no início da sua carreira, ajudá-lo a crescer e a desenvolver-se e, depois, dar esse passo por nós e ajudar-nos a vencer no futuro. Fisicamente, ele é um jogador de alto nível. Acreditamos que, com o tempo, um estilo de jogo específico irá ajudá-lo a marcar golos e, com sorte, vocês poderão ver o melhor dele», garantiu, passando a palavra a Andrew Canevagh, presidente do clube.

«Na economia do futebol atual, o valor de um jogador já não está diretamente ligado, como costumava estar, ao seu desempenho em campo. As pessoas gastam mais em atacantes do que em qualquer outra posição. Ele é muito físico e, nessas posições, os jogadores custam 20, 30, 50, 90 milhões de euros. Não olhamos para o Youssef e dizemos que ele tem de ser o melhor jogador em campo. Ele é o mais valioso porque tem potencial para ser um grande jogador», atirou.

Já o novo treinador, Danny Rohl, explicou a titularidade de Chermiti. «Podemos falar sobre o desempenho individual, mas o nosso desempenho como grupo não foi bom hoje. Eu coloquei-o hoje porque vi uma linha alta e ele tem força, ele consegue ir fundo. Foi por isso é que o escolhi, mas, novamente, a mensagem principal é o desempenho da equipa», afirmou o alemão.