Chefe da FIA demite-se e vai juntar-se a equipa da F1
Jason Somerville, responsável pela aerodinâmica na FIA, demitiu-se. O engenheiro, que ajudou a criar os regulamentos de Fórmula 1 para 2026, deverá mudar-se para a equipa Alpine em maio de 2026, após cumprir um período obrigatório de gardening leave, segundo apurou o Motorsport.com.
A sua saída foi formalizada na semana passada, e a FIA agiu de imediato, cortando o acesso de Somerville a todas as informações confidenciais das equipas de F1, como parte dos seus procedimentos de transição.
Apesar de alguns rumores apontarem para uma mudança para a Cadillac, tudo indica que o seu destino será, na verdade, a Alpine, onde se juntará à equipa a partir de maio de 2026. Se a transferência se confirmar, Somerville reencontrará Steve Nielsen, diretor-geral da Alpine, com quem já trabalhou tanto na FIA como na FOM (Formula One Management).
Durante o período de pré-aviso, Somerville continuará a trabalhar para a FIA, mas será alocado a projetos que não estão relacionados com a Fórmula 1. A federação garantiu que o seu acesso a informações sensíveis sobre as equipas de F1 foi revogado, uma medida crucial enquanto as equipas se preparam para as grandes mudanças regulamentares de 2026, que incluem a introdução de aerodinâmica ativa.
«Podemos confirmar que Jason Somerville, Chefe de Aerodinâmica, vai deixar a FIA», declarou um porta-voz da federação. «Jason cumprirá o seu período de pré-aviso completo, incluindo o 'gardening leave'. Durante esta transição, dedicará o seu tempo a projetos não sensíveis e não relacionados com a F1. O acesso a informações sensíveis e confidenciais foi ajustado em conformidade, de acordo com os nossos procedimentos padrão de saída.»
Entretanto, as responsabilidades de Somerville serão assumidas interinamente por Jan Monchaux, chefe de monolugares da FIA, e por outros membros da equipa técnica existente.
Jason Somerville ocupava o cargo de chefe de aerodinâmica da FIA desde fevereiro de 2022, tendo transitado da gestão da própria F1, onde desempenhava uma função idêntica. O britânico tem um vasto currículo, com passagens pelos departamentos de aerodinâmica de equipas como a Williams, Toyota e Lotus.