César Peixoto: «Estamos num nível bom, mas ainda temos muito para crescer»
César Peixoto, fez este domingo a antevisão ao encontro com o Santa Clara, marcado para segunda-feira, às 20h45, em Barcelos, referente à 10.ª jornada da Liga. Numa conferência em que destacou o bom momento da equipa, o técnico alertou para a necessidade de manter o foco e elogiou o comportamento do grupo de trabalho.
«A equipa está animada, feliz, confiante e concentrada. Foi uma boa semana de trabalho depois de quatro dias de folga, mas conscientes da exigência que vai ser o jogo», começou por dizer. O treinador não poupou elogios ao adversário de segunda-feira. «É um adversário fortíssimo. É verdade que não fez um bom jogo em Braga e não tem tido um arranque condizente com a qualidade que tem, mas é uma das melhores equipas, deste nível, que temos na primeira divisão. Espero muita dificuldade, mas estaremos focados e vamos tentar lutar pelos três pontos mais uma vez.»
O treinador dos gilistas destacou também a importância de manter a concentração num período de bons resultados. «Tem de haver mais conexão e pouco espaço para deslumbramentos. Quanto mais nos vamos mantendo lá em cima, é natural que as equipas queiram vir cá ganhar. Temos de elevar o nosso nível individual e coletivo. É isto que tenho falado com os meus jogadores, e eles têm correspondido. Pedi-lhes um passo em frente no jogo com o Alverca e a equipa correspondeu», frisou.
O treinador sublinhou, contudo, que há ainda margem de progressão. «Estamos num nível bom, mas ainda temos muito para crescer. As vitórias e a classificação podem dar a entender que está tudo correto, mas não está. Não me iludo com isso e não deixo que os jogadores o façam. Vamos encontrar um Santa Clara fortíssimo, uma equipa que foi às competições europeias no último ano. Manteve praticamente toda a equipa e ainda acrescentou mais qualidade. Às vezes é difícil gerir as expectativas no início de época, mas é uma equipa que, mais dia, menos dia, vai encarreirar e fazer um bom campeonato. Por isso, temos de estar 1000% concentrados.»
A ausência de Luís Esteves, expulso na jornada anterior, não preocupa o técnico. «O Luís tem sido importante para nós, é um dos jogadores com mais minutos, mas eu confio em todos. Se não sair ninguém em janeiro, não preciso de reforços. Confio muito no plantel que temos, temos dois jogadores por posição. A equipa vai render, não é por o Luís não jogar que a equipa não vai render», assegurou.
Sobre o mercado, Peixoto reforçou a satisfação com o grupo à disposição. «Não falo só pelo rendimento no jogo, falo pelo espírito e pelo trabalho diário. Conseguimos incutir no clube um ADN de exigência, de trabalho e de união. Estou muito satisfeito com as nossas opções. Dentro do nosso nível de orçamento, fizemos um bom trabalho na construção do plantel. Se der para manter toda a gente, melhor. A equipa valorizou-se e os jogadores também. Acredito que há clubes a olhar para jogadores do Gil Vicente com outros olhos», afirmou.
O técnico lamentou ainda o horário do encontro. «O jogo ser a essa hora é mau para o espetáculo, para nós e para os adeptos. No entanto, o jogo é muito importante para nós. Eles têm sido muito importantes, tem estado cada vez mais gente no estádio. É sinal de que se orgulham desta equipa. Apesar de ser a uma segunda-feira e ser tarde, era importante que os nossos adeptos estejam presentes como têm estado nos últimos jogos. Queremos fazer a quarta vitória em casa, mas sem eles não é a mesma coisa. Nós jogamos para os adeptos», concluiu.