Carlsen empatou contra 143 mil adversários!
O empate foi o desfecho final do jogo online entre o Grande Mestre de xadrez norueguês Magnus Carlsen e 143 mil pessoas, promovido pelo site chess.com e hoje concluído.
Norwegian chess grandmaster Magnus Carlsen was forced into a draw Monday by more than 143,000 people worldwide playing against him in a single, record-setting game.
— ABC News (@ABC) May 20, 2025
Read more: https://t.co/EbhcMF9qIb pic.twitter.com/frtmlzCLSh
O invulgar duelo, chamado de Carlsen contra o Mundo, começou a 4 de abril, com a resposta aos lances do norueguês, que foi campeão do mundo entre 2013 e 2023, a ser feita a partir do voto de todos os xadrezistas amadores que integraram o extenso grupo.
𝐁𝐫𝐞𝐚𝐤𝐢𝐧𝐠 𝐍𝐞𝐰𝐬 🔥 Après 46 jours, le grand maître d’échecs Magnus Carlsen fait match nul contre 143.000 joueurs d'échecs ♟
— Échecs & Stratégie (@Chess_Strategy) May 20, 2025
S’il n’a pas réussi à l’emporter sur le site https://t.co/nZUJb94Yx6, le champion norvégien a battu le record du plus grand nombre de joueurs… pic.twitter.com/2Hhwt1DgVA
Carlsen tinha 24 horas para mover uma peça, com o mesmo tempo a ser dado depois ao Mundo.
«Pouco depois da abertura, tive a sensação de estar um pouco melhor, mas, honestamente, depois não me deram a mínima hipótese», reconheceu o jogador, que possui a pontuação ELO mais elevada na classificação mundial.
From @TheAthletic: The world’s top-ranked chess player, Magnus Carlsen, has drawn an unprecedented game where he played against more than 143,000 players from around the world. https://t.co/eoBBUKSJEz
— The New York Times (@nytimes) May 20, 2025
O norueguês, de 34 anos, acrescenta que «definitivamente o Mundo jogou xadrez de uma forma muito sólida, desde o início».
Grande mestre aos 13 anos, Carlsen lidera a classificação mundial da modalidade e ganhou cinco campeonatos do mundo. Alcançou a classificação mais alta de sempre no xadrez, ELO de 2.882, em 2014.
Este é o terceiro jogo online contra o Mundo depois do russo Garry Kasparov, em 1999, contra 50 mil pessoas, e do indiano Viswanathan Anand no ano passado, contra 70 mil. Ao contrário de Carlsen, ambos conseguiram a vitória.
No final do ano passado, Magnus Carlsen causou enorme polémica após abandonar os Campeonatos Mundiais de Xadrez Rápido em Nova Iorque, depois de se ter recusado a mudar as calças de ganga que usava para as competições, ignorando o código de conduta da Federação Internacional de Xadrez. Pagou 192 euros de multa, mas recusou mudar de roupa.