Neerlandês conquistou a Premier League na primeira época no Liverpool
Neerlandês conquistou a Premier League na primeira época no Liverpool - Foto: IMAGO

Slot gera polémica: «Estilo de jogo vale mais do que conquistar troféus»

Treinador do Liverpool considera que praticar um futebol atrativo é mais importante a longo prazo

Arne Slot, treinador do Liverpool, considera que, a longo prazo, praticar um futebol atrativo e entreter os adeptos «vale mais» do que a conquista de troféus. As declarações surgem numa altura de contestação em Anfield, com a equipa a ocupar o sexto lugar na Premier League, a 14 pontos do líder Arsenal, e com o futuro do técnico a ser questionado.

Depois de uma época de estreia marcada pelo sucesso, na qual conquistou o título inglês, o neerlandês não tem conseguido replicar o desempenho positivo esta temporada. A campanha dececionante, apesar de um investimento de 480 milhões de euros no verão para reforçar o plantel campeão, deixa as esperanças de conquistar um troféu limitadas à Taça de Inglaterra e à UEFA Champions League.

Em declarações ao podcast The Reds Roundtable, o ex-técnico do Feyenoord detalhou a sua filosofia. «Como treinador, podes ganhar a Premier League, a Champions, a Taça de Inglaterra ou a Taça da Liga, mas a maior vitória é conseguir praticar o futebol mais agradável de se ver», afirmou, admitindo, no entanto, que os adeptos possam discordar no momento atual. «É algo que ambiciono. Quero sempre ter a bola, quero que seja intenso e que os adeptos gostem do que veem», acrescentou.

O treinador, de 47 anos, reconhece que nem todos os adeptos estão satisfeitos: «Nem todos os nossos adeptos veem os jogos como um prazer, e o mais difícil é que eu até os entendo, concordo com eles. Os troféus são uma coisa, mas ser uma equipa, um clube ou um treinador que representa o bom futebol, a longo prazo, vale mais».

Críticas no universo dos 'reds'

A visão de Slot foi, contudo, duramente criticada por antigos jogadores e agora comentadores. Jamie O'Hara, na Sky Sports News, foi taxativo, afirmando que o lugar do treinador está em risco se o Liverpool falhar a qualificação para a Champions. «Penso que ele está a ficar sob pressão. Se não estiverem na Champions League, Arne Slot tem de sair», declarou.

Sobre a primazia do estilo de jogo, O'Hara foi ainda mais incisivo: «Absolutamente não, não sei do que ele está a falar. O que importa é ganhar troféus. Não se pode ganhar troféus a jogar mau futebol. Ele fala em jogar bom futebol e a equipa não o faz. São aborrecidos de ver e as outras equipas já os decifraram. Se quer falar de bom futebol, dêem-me o Jurgen Klopp. Aquilo era futebol rock and roll — e eles ganhavam troféus!».

Jamie Carragher, antiga glória do clube, partilhou da mesma opinião no programa Monday Night Football, sublinhando que o investimento feito e o estatuto de campeão em título tornam a situação insustentável. «Se não te qualificas para a UEFA Champions League, depois de teres ganho a liga na época anterior e gasto tanto como o Liverpool, penso que não tens onde te apoiar», analisou.

O ex-central expressou ainda preocupação com as debilidades da equipa. «A minha verdadeira preocupação é que as três coisas que mais se destacam na Premier League — lances de bola parada, contra-ataques e jogar contra blocos baixos — são aspetos com os quais o Liverpool não consegue lidar. O que estamos a ver é uma equipa que não está adaptada à Premier League», concluiu, temendo que o clube possa mesmo terminar fora dos lugares de acesso à prova milionária.