CAN: golaço de calcanhar não chega e ex-V. Guimarães estraga estreia da Angola
A Angola esteve perto, mas não foi na estreia que somou o primeiro ponto na CAN 2025. A África do Sul levou a melhor no primeiro jogo do Grupo B e venceu por 2-1, esta segunda-feira, graças à exibição de melhor em campo de Lyle Foster, ex-Vitória de Guimarães, que marcou e assistiu.
O primeiro golo surgiu logo aos 21 minutos e foi marcado por Oswin Appollis, que aproveitou uma má receção do seu companheiro para lhe roubar a responsabilidade e atirar para o fundo das redes, sem hipóteses de defesa para Hugo Marques, ex-Farense de 39 anos.
Até foram os angolanos quem tiveram as melhores oportunidades de golo na primeira parte e justamente chegaram ao golo da igualdade, pouco depois, aos 35 minutos, através de uma bola parada. Fredy, ex-BSAD, cruzou para o excelente desvio e finalização de Show, ex-Boavista e BSAD, de primeira e sem deixar a bola cair. Ronwen Williams esticou-se todo, mas a bola foi muito colocada.
Um golo de Show, literalmente 😎
— sport tv (@sporttvportugal) December 22, 2025
O médio angolano empatou o jogo de calcanhar 🔥#sporttvportugal #CANnaSPORTTV #TaçadasNaçõesAfricanas #AfricadoSul #Angola #betclicCAN pic.twitter.com/gaIJJngDO3
Na segunda parte, os sul-africanos tentaram reagir bem cedo e o selecionador Broos lançou Tshepang Moremi ao intervalo, ele que viria a celebrar o golo com apenas seis minutos em campo. O número 8 recebeu a bola na frente, enganou completamente Clinton Mata e voltou a colocar a sua equipa na frente do marcador. No entanto, o VAR entrou em ação e anulou o golo devido a fora de jogo no início da jogada.
A África do Sul continuou a insistir e foi claramente a melhor equipa na segunda parte, após uma primeira dividida, e, pouco depois do golo anulado, o central Mbekezile Mbokazi até acertou em cheio na trave, de longa distância, mas esse seria apenas um aviso do que estaria para vir, já perto do final.
Aos 79 minutos, numa jogada de insistência em que Angola tentava partir para o contra-ataque, os sul-africanos recuperaram a bola em zona alta e, numa boa jogada coletiva e quase a primeiro toque, Moremi assistiu Lyle Foster para um golaço à entrada da grande área, que daria os primeiros três pontos. A festa (em campo e nas bancadas) não foi para menos.
A late winner seals it as Lyle Foster receives the TotalEnergies Man of the Match award. 🌟🇿🇦#TotalEnergiesAFCON2025 | @Football2Gether pic.twitter.com/qN1WaJsIIR
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) December 22, 2025
Os angolanos insistiram até ao apito final, mas sem sucesso. Segue-se agora Zimbabué na sexta-feira e depois o Egito na segunda-feira. Destaque ainda para a titularidade de Jonathan Buatu, defesa do Gil Vicente, e também para a entrada de Beni, do Vitória de Guimarães, entre outros nomes bem conhecidos no futebol português, como é o caso de Gelson Dala, ex-Sporting, e não só. Pedro Bondo, do Famalicão, não saiu do banco, como David Carmo, ex-FC Porto. Do outro lado, Yaya Sithole, do Tondela, jogou os 90 minutos.