Mourinho responde à entrevista de Ivanovic com... Anísio Cabral
Franjo Ivanovic, avançado croata do Benfica, concedeu entrevista recente no seu país em que manifestou vontade de jogar mais e revelou conversa com Mourinho sobre o facto de ter pouco tempo de utilização, referindo por exemplo que o técnico lhe disse que neste momento «a prioridade vai para Pavlidis».
Mourinho foi convidado por A BOLA, na antevisão do jogo com o Alverca, para a Liga, a explicar como irá gerir a situação de um jogador que custou €22,8 M, de maneira a evitar a desvalorização.
«A minha primeira missão enquanto treinador do Benfica, o objetivo principal, até porque é o Benfica, até porque é a cultura do Benfica, é ganhar jogos. E nunca, nestes meses em que eu estou aqui, presidente, Conselho de Administração, diretor-geral ou diretor do Futebol, me disse para ter em atenção a valorização ou desvalorização de algum dos nossos ativos. O objetivo principal é sempre, e em qualquer circunstância, tentar ganhar o maior número de jogos possível. E quando faço as minhas escolhas é nisto que penso», começou por explicar.
«Depois, obviamente que como treinador gestor, como treinador líder de homens, também penso nisso, também penso também na individualidade, também penso nas ambições dos jogadores, também penso que há um Mundial daqui por meia dúzia de meses e sem provocar conflitos entre aquilo que é fundamental e aquilo que é secundário, o secundário também me interessa. O Iva tem jogado pouco, mas tem estado sempre presente, nunca ficou fora de uma única convocatória. Utilizei-o quando achei que devia utilizar, quando foi um jogo em que eu senti que as características do adversário, a maneira como o adversário jogava — um adversário que eu conhecia muitíssimo bem como foi o caso do Nápoles — eram ideais para as suas características. E fui capaz de deixar de fora o Pavlidis», acrescentou Mourinho.
E o treinador não deixou Anísio Cabral, de 17 anos, de fora das contas do ataque: «Há outros jogos, principalmente nos jogos do campeonato nacional, em que as equipas jogam muito baixas, as equipas jogam muito fechadas, as equipas acumulam muita gente na frente da área e muitas vezes na área, há determinados perfis de jogador que fazem mais sentido. Por exemplo, o Anísio é um jogador que joga em espaços reduzidos, é um jogador que joga de costas para o adversário, é um jogador que serve de referência na área. Eu vou pelas características que me podem ajudar, no meu entender (algumas vezes posso estar errado), mas naquilo que nos possam ajudar a ganhar jogos.»