Otamendi, Renato Sanches, Chelsea: as ideias do treinador do Benfica
- Quais são as expectativas para o jogo com o Chelsea?
- A equipa está com a enorme ambição de prosseguir em frente na prova. Sabemos que é difícil, mas não é impossível. É um jogo e neste momento temos um conhecimento profundo da forma como o Chelsea joga e, uma vez mais, sinto que preparámos o jogo muito bem. Sinto a equipa motivada e com enorme ambição de seguir em frente na prova.
- Otamendi renovou, Tomás Araújo e António Silva vão ficar?
- Acredito que sim. Neste momento, não há nada que aponte ao contrário. Mas o mais importante hoje é falar realmente do Nico. Finalmente concretizou-se a vontade de toda a gente, a vontade do clube, a vontade do capitão e, claro, também fico muito contente por o Nico ter renovado.
- Prestianni é para potenciar na próxima época?
- Sim, está nos nossos planos, temos um plano para toda a gente e, em particular, para os jogadores jovens, é fazê-los evoluir. E ele sabe muito bem que trabalhamos com ele para fazer com que o seu jogo defensivo se aproximasse da sua qualidade ofensiva. Fiquei muito satisfeito com os 45 minutos que ele realizou [com o Bayern], agora cabe-lhe aproveitar todos os momentos.
- Gostava de contar com Renato Sanches na próxima época?
- Fez uma excelente exibição, deu-nos a garantia de ter construções mais prolongadas, conseguir rodar o jogo de um corredor para o outro. Foi assim que nasceu o primeiro golo, é isso que eu quero dos meus médios. Está num bom momento, no momento em que tomarmos as decisões vamos comunicar.
- Tem pensado na preparação da Supertaça e da pré-eliminatória da Liga dos Campeões?
- Já está mais que pensado. Tenho de dar uns dias de férias a estes rapazes, alguns deles realmente precisam. Eventualmente precisamos de todos, porque até mesmo esta competição é uma competição dura. É uma competição dura, quer fisicamente, quer mentalmente. E temos de desligar fisicamente e mentalmente para entrar na próxima época. Jogadores vão precisar de 10 a 14 dias de férias, vamos ter 17 a 18 dias para preparar a Supertaça. Quando olhamos para outros países, o terceiro, o quarto e o quinto classificados entram diretamente na Liga dos Campeões e, nós, o segundo classificado, temos de fazer duas pré-eliminatórias. Gostamos muito de olhar para o adversário e desejar que o adversário não vá tão longe nas provas, mas se calhar é uma forma de nos unirmos para termos mais possibilidades de sermos mais fortes, mais competitivos, de ganhar dinheiro, de contratar os melhores jogadores e sermos mais fortes.
- Falou com o presidente do Benfica sobre reforços no último treino?
- A conversa foi realmente nesse sentido. Estava a ser informado que o Nico tinha finalmente chegado a acordo com o Benfica.
- Aursnes vai ser lateral ou médio?
- Não vou responder. Mas é realmente um jogador fantástico.
- Este Mundial de Clubes está a servir de afirmação ao Benfica e a Bruno Lage?
- Não, todos os momentos, todos os momentos são para prestigiarmos a equipa. Eu sei qual é o caminho que quero fazer, sei o quanto trabalho, olho para a equipa e o meu objetivo como treinador é fazer a equipa evoluir.
- Vitória do Flamengo sobre o Chelsea pode mostrar o caminho certo?
- Nós analisámos muitos jogos do Chelsea e, claro, também analisámos o jogo com o Flamengo. O jogo com o Flamengo é importante também para perceber como a equipa se comporta no Campeonato do Mundo, nas condições climatéricas em questão, porque realmente isso muda ligeiramente a intensidade do jogo.
- Como vê o crescimento de Enzo Fernández?
- Eu nunca trabalhei com o Enzo. Quando foi para o Benfica era treinador do Wolverhampton. E é especial encontrar o Pedro Neto. Um dos melhores extremos do mundo. Com o pé esquerdo, nunca sabe para onde vai, se vai para dentro ou para fora.
- Quem é o favorito?
- Quando olho para os meus jogadores vejo um 50/50.
- Confirma interesse em João Félix?
- Falamos dele desde que saiu. É muito especial para o Benfica e para mim, mas está de férias e se calhar está a dormir a esta hora, está do outro lado do Mundo.