Benfica: MAG reuniu com representantes das candidaturas
A Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica reuniu esta terça-feira, 9 de setembro, com representantes das candidaturas às eleições dos órgãos sociais, marcadas para 25 de outubro. O encontro, realizado no Museu Cosme Damião, teve caráter informal, mas foi considerado «importante» pelo presidente da MAG, José Pereira da Costa, que deixou várias notas sobre o calendário e os próximos passos do processo.
«Foi uma reunião de trabalho, até com alguma informalidade, porque, como temos dito, candidaturas só existem oficialmente no dia 10 de outubro, mas, numa lógica que que ver com a atuação da Mesa, de participação e de contacto com as candidaturas existentes, reunimos e foi uma reunião de trabalho. A Mesa tentou esclarecer algumas questões das candidaturas e também calendarizou aquilo que sucederá, que é uma questão fundamental para Benfica e para as candidaturas», afirmou à BTV.
«Nesta temática, solidificámos datas que são absolutamente essenciais: o encerramento dos cadernos eleitorais, a 25 de setembro, e, portanto, a partir do dia 25 de setembro, nenhum sócio poderá alterar os dados que constam nos cadernos eleitorais e, ao mesmo tempo, nenhum sócio poderá ser adicionado aos cadernos eleitorais; A Assembleia Geral, dia 27, que se processará sobre o Regulamento Eleitoral; a marcação das eleições, no último dia do mês de setembro, para a entrada em vigor dos estatutos no dia 1 de outubro e, se for aprovado, o Regulamento Eleitoral. Dentro deste quadro temporal, será tornado público os locais de voto e das secções de voto», continuou. «De resto, houve questões que ficam no quadro da reunião, houve uma discussão sobre alguns temas mais atuais, com alguns desentendimentos no entendimento, mas são discussões, algumas delas jurídicas, e, portanto, estão dentro daquilo que nós esperávamos.»
Quanto aos próximos passos, o presidente da MAG garantiu que o trabalho da Mesa continuará a centrar-se na preparação do processo eleitoral: «Segue-se o encerramento dos cadernos eleitorais, a continuação da preparação do processo eleitoral, a finalização do processo prévio à certificação, a pré-certificação, o início da entrada da certificação no processo, que começará com o encerramento de cadernos eleitorais. A Mesa presidirá a Assembleia, discutirá e aprovará ou não o Regulamento e, depois, a marcação das eleições. Esses são os passos seguintes.»
Por fim, José Pereira da Costa deixou uma nota de reconhecimento pela participação ativa das candidaturas: «Sublinhar a participação das candidaturas neste debate, que permite solidificar conceitos e permite também perceber as dúvidas interpretativas que há sobre as normas jurídicas que estão em disputa, algumas delas de naturareza estatutária e, portanto, foi uma reunião importante e saúdo a todas as questões que foram colocadas.»