Florentino, médio do Benfica, fala do momento da equipa na preparação que decorre em Tampa, EUA, para o Mundial de Clubes

Benfica: Florentino garante um balneário «blindado»

Médio diz que «todos os jogadores estão focados» no Mundial de Clubes

Florentino, médio-defensivo de 25 anos, formado no Benfica, é um dos capitães da equipa e falou sobre o momento e os desafios que se colocam aos encarnados no Mundial de Clubes, que decorre nos EUA, entre 14 de junho e 13 de julho.

Galeria de imagens 23 Fotos

«É uma competição nova, a que não estávamos habituados, num tempo em que também não estávamos habituados, é tudo um pouco diferente. Mas a adaptação está a ser bem feita, com tempo, para chegarmos ao primeiro jogo nas melhores condições para termos a melhor prestação», aponta o jogador, satisfeito com a preparação que os jogadores do Benfica estão a fazer aqui em Tampa, Flórida, onde chegaram dia 8 de junho.

As altas temperaturas e humidade são problemas, admite o médio, mas entende que é uma «questão de tempo» para a habituação e sente que «treino após treino» os jogadores vão ficando «mais confortáveis». Importante, sublinha, é estar bem preparado «para dar o melhor» no primeiro jogo.

O Benfica defrontará na fase de grupos Boca Juniors, Auckland City e Bayern. E é no jogo com os argentinos, já dia 16, segunda-feira, que Florentino coloca o foco: «É muito importante, queremos entrar logo com o pé direito. Sabemos que é uma equipa que tem um futebol um pouco diferente do europeu, muito intensa, que vive de muitos duelos; nós, nesse aspeto, temos de nos equiparar ou estar ainda cima deles para conseguirmos a vitória.»

O final de época complicado para a equipa, com a perda do campeonato e da Taça de Portugal, e o atual momento, com notícias do mercado de transferências, como a possível ida lateral-esquerdo Carreras para o Real Madrid, podem ser fatores de desestabilização para os jogadores. Florentino, porém, acredita que não. «Tentamos fazer aquilo que fazemos bem, que é jogar futebol, darmos o melhor a cada treino e saber que estamos a representar o Benfica. Ainda que haja muito ruído por fora, nós temos de representar o nosso clube da melhor maneira. Tentamos e ficamos blindados, consoante aquilo que se passa, porque queremos sempre ganhar o jogo que vem a seguir e é esse o nosso objetivo.»

No mesmo sentido, o médio responde de forma clara à forma como vê Carreras trabalhar: «Todos os jogadores estão focados.» E recebe nova pergunta, contorna a especulação: «João Félix é um símbolo da formação, um jogador que já deu muito ao Benfica, é um grande jogador, mas não me cabe a mim... claro que é um grande jogador, e o Benfica tenta sempre rodear-se de grandes jogadores, mas não me cabe a mim [comentar]...»

O frustrante final de temporada não terá, entende Florentino, peso no desempenho da equipa na competição nos Estados Unidos: «O jogador do Benfica que não se sentir pressionado acho que está no lugar errado, nós vivemos com essa pressão, temos de saber viver com ela e é essa pressão que nos leva ao limite. Queremos a todo mostrar uma boa imagem, sabemos que a época não acabou como queríamos, mas estivemos até ao final a lutar por títulos, foram detalhes que não conseguimos alcançar, mas estamos sempre pressionados para ganhar e isso é bom.»

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

SUGESTÃO DE VÍDEO: