'Gunners' continuam imparáveis na Liga dos Campeões e somaram a quinta vitória em cinco jogos. A vítima foi, desta vez, o poderoso Bayern. Nem os bávaros, que estão em alta, conseguiram travar a máquina de Mikel Arteta #DAZNChampions

Bayern perde antes de jogar com o Sporting com um Arsenal formidável (crónica)

Primeira derrota dos bávaros na temporada, num jogo de muitas estreias. Arsenal lidera isolado a fase de liga da Champions League

O Arsenal mostrou ser, provavelmente, a melhor equipa da Europa no momento. Venceu por 3-1, de forma indubitável, um Bayern que ainda estava invicto na temporada – e que a seguir defronta o Sporting na Champions – e aproveitou a derrota do Inter (1-2) com o Atlético Madrid para, agora, liderar a fase de liga de forma isolada com o registo perfeito de 15 pontos em cinco jogos.

O Bayern controlou o início do jogo e só precisou de 10 minutos para ter mais 100 passes completos do que o Arsenal, que por seu lado não se importou com isso e inaugurou (22’) o marcador, claro está, num pontapé de canto. Este foi batido por Bukayo Saka e desviado por Jurrien Timber, com Neuer a deixar-se antecipar pelo adversário.

O Bayern tremeu muitas vezes na defesa, mas ainda chegou ao empate (33’), cortesia dos 17 anos de Lennart Karl, após um excelente passe longo de Kimmich para Gnabry, que assistiu o jovem jogador. Foi o primeiro golo que o Arsenal sofreu nesta edição da Champions.

A equipa de Kompany continuou a claudicar e Kimmich, num raro e crasso erro, ofereceu (48’) um remate perigoso a Bukayo Saka, que saiu por cima da baliza. Foi depois a vez de Manuel Neuer se destacar com duas defesas fabulosas: uma a um cabeceamento de Cristhian Mosquera (60’), outra a um remate de Declan Rice (62’), onde abriu as pernas como um guarda-redes de futsal com uma rapidez que não é normal para alguém com 39 anos.

A sentir o crescimento da equipa, Mikel Arteta colocou Riccardo Calafiori a lateral-esquerdo e mudou Noni Madueke (rendeu o lesionado Trossard) à direita. A estratégia trouxe logo frutos (70’), com o italiano a assistir o primeiro golo de Madueke pelo Arsenal.

As esperanças do Bayern esfumaram-se quando Neuer deu um tiro no próprio pé (76’): achou que podia cortar um passe longo de Eberechi Eze, mas não contou com a velocidade estonteante de Martinelli, que o ultrapassou e atirou para uma baliza deserta.

O Bayern tem muitas lições para retirar da primeira derrota da época antes de visitar o Estádio José Alvalade no próximo dia 9 de dezembro.

Já o Arsenal, que não pôde contar com Viktor Gyokeres por lesão, mas o regresso do sueco estará para breve, continua em estado de graça. Lidera a Premier League, a Champions League e não mostra sinais de abrandar.