João Pedro Sousa confiante para o duelo com o Gil Vicente - Foto: Aves SAD
João Pedro Sousa confiante para o duelo com o Gil Vicente - Foto: Aves SAD

Aves SAD: João Pedro Sousa pede agressividade para vencer o Alverca

Lanterna vermelha do campeonato, o Aves SAD tenta mudar o rumo da época frente ao Alverca, com João Pedro Sousa a pedir uma equipa mais sólida defensivamente e mais agressiva na finalização

O Aves SAD regressa a casa este sábado, 4 de outubro, às 18h00, para receber o Alverca, naquela que será a estreia de João Pedro Sousa perante os adeptos avenses. Depois da derrota pesada na Amadora (3-0), o treinador reconhece que a equipa vive um momento delicado: está no último lugar da Liga Portugal Betclic, com apenas um ponto em sete jornadas, mas garante confiança na evolução do grupo. 

«Responsabilidade minha, fui eu que treinei os jogadores e passei a estratégia, por isso a responsabilidade é minha», assumiu, recordando o desaire da última jornada. «Por norma, a minha forma de trabalhar não oscila em função do resultado. Queremos sempre um equilíbrio na forma de trabalhar e foi isso que fizemos, tendo em conta o que vimos e o que achamos que temos de melhorar, reforçando também as coisas positivas, já que, apesar do resultado, houve aspetos positivos.» 

O técnico dos nortenhos assume que os números não enganam — pior ataque e segunda defesa mais batida da prova — mas sublinha que o grupo está consciente do que precisa de mudar. 

«Os números sustentam a ideia que temos de melhorar o nosso comportamento em todos os momentos do jogo. Estamos a sofrer muitos golos, a criar poucas ocasiões, a rematar pouco e a marcar pouco. Mas os jogadores sabem disso e estamos a trabalhar para construir uma boa equipa para enfrentar os próximos jogos com mentalidade positiva e procurar as vitórias», reflete o técnico. 

Sobre reforços, João Pedro Sousa revelou já ter sido determinante no regresso de Gustavo Assunção e admite a possibilidade de novas entradas. 

«Cheguei e passado uns dias chegou o Gustavo Assunção. Não é coincidência. É um jogador que eu conheço, que gostava que regressasse e senti que fazia sentido. Agora posso ter uma ou outra ideia de reforçar com jogadores livres. Não por achar que falta qualidade, mas pela forma como quero que a equipa jogue.» 

O adversário de sábado, que vem de vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, merece-lhe elogios e João Pedro Sousa vê o clube orientado por Custódio Castro como uma das possíveis revelações da época. 

«Não me admiraria se o Alverca fosse uma das surpresas no final da temporada. É uma equipa com bons jogadores, bem treinada, bem trabalhada. A sua forma de jogar está lá em todos os jogos e isso é sinal de qualidade. Temos de melhorar algumas coisas em relação ao último jogo, porque o Alverca é, em alguns pontos, ainda mais forte do que o Estrela da Amadora.» 

Sobre a estratégia para sábado, João Pedro Sousa quer um Aves SAD equilibrado, mas mais incisivo. «Temos de ser consistentes. O Alverca é uma equipa equilibrada, com um ponta-de-lança agressivo que condiciona a construção e centrais fortes nos duelos e no jogo aéreo. Temos de ter segurança com a bola, desorganizar o adversário e procurar os espaços que ele nos der. Temos de ser mais agressivos.» 

Os avenses vão tentar alcançar a primeira vitória da temporada antes da pausa internacional. Mesmo que vençam, continuarão no último lugar da classificação, uma vez que Rio Ave, Tondela e Estoril, os três clubes imediatamente acima, somam já cinco pontos.