Arbitragem do FC Porto-Vitória de Guimarães 'chumbada' pela FPF
A Federação Portuguesa de Futebol revelou as apreciações do Conselho de Arbitragem às exibições das equipas de arbitragem e de videoarbitragem nos duelos da primeira jornada da Liga e Liga 2.
O duelo entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, que terminou com vitória azul e branca por 3-0, foi o único da Liga, no qual as equipas de arbitragem, chefiada por António Nobre, e videoarbitragem, encabeçada por Manuel Mota, receberam ambas a apreciação mais baixa: insatisfatório.
A atuação da equipa de VAR da receção do Famalicão ao Santa Clara (2-0), chefiada por Manuel Oliveira, também foi considerada insatisfatória.
O parecer de Duarte Gomes
O Diretor Técnico Nacional de Arbitragem, analisou um lance disputado entre Tiago Silva e Alan Varela ao minuto 15 FC Porto-Vitória SC, durante a estreia de um novo programa «de carácter formativo e explicativo», segundo a FPF, no canal 11. Duarte Gomes defendeu que o criativo vitoriano devia ter recebido ordem de expulsão.
«Temos um princípio que já passámos para os nossos árbitros, observadores e clubes: entradas com clara intensidade, com sola à frente e que tenham força suficiente para lesionar o adversário, como é o caso, têm de valer expulsão. Vai acertar com os piton sem necessidade de o fazer.» reiterou. Apesar de admitir que «não há malícia» na ação de Tiago Silva, mas sim «excesso de intensidade», Duarte Gomes reforça o desejo de «banir» este tipo de entradas.
Duarte Gomes defendeu que Tiago Silva devia ter recebido ordem de expulsão.
Arbitragem do Casa Pia-Sporting aprovada
Em sentido contrário, a atuação da equipa de arbitragem do duelo entre Casa Pia e Sporting (0-2), chefiada por Gustavo Correia, foi considerada «muito satisfatória». Luís Ferreira (VAR) e Francisco Pereira (AVAR) foram avaliados com «satisfatório».
Duarte Gomes elogiou as decisões tomadas por Gustavo Correia, reforçadas na análise de um lance disputado entre José Fonte e Luis Suarez na área do Casa Pia. «Foi perentório. O contacto é apenas na bola, bastava um centímetro antes ou depois e estávamos a falar de penálti», frisou.
Nota para a apreciação máxima para Bruno Esteves e José Mira, elementos da equipa de videoarbitragem do jogo entre SC Braga e Tondela (3-0), que assinalaram a uma marcação injustificada de um penálti a favor dos beirões.
Na Liga 2, as atuações das equipas de arbitragem e de videoarbitragem dos duelos entre Marítimo e Lusitânia de Lourosa (0-1) e entre Leixões e Felgueiras (3-0) receberam a apreciação «insatisfatório».
O Conselho de arbitragem divulgará as apreciações, compreendidas entre «insatisfatório», «satisfatório» e «muito insatisfatório» das exibições das equipas de arbitragem e videoarbitragem, até duas semanas depois do término da jornada analisada.
Avaliação das equipas de arbitragem dos jogos da Liga
Casa Pia AC-Sporting CP, 0-2
Gustavo Correia (árbitro principal) - Muito satisfatório
Luís Ferreira (VAR)- Satisfatório
Nacional-Gil Vicente, 0-3
David Silva (Árbitro principal) - Satisfatório
Rui Costa (VAR) - Satisfatório
FC Arouca-Aves SAD, 3-1
Sérgio Guelho (árbitro principal) - Satisfatório
Rui Silva (VAR) - Satisfatório
Famalicão- Santa Clara, 2-0
Luís Godinho (árbitro principal) - Satisfatório
Manuel Oliveira (VAR) - Insatisfatório
SC Braga- Tondela, 3-0
Cláudio Pereira (árbitro principal)- Satisfatório
Bruno Esteves (VAR) - Muito satisfatório
Moreirense-Alverca, 2-1
Hélder Malheiro (Árbitro principal) - Satisfatório
Pedro Ferreira (VAR) - Satisfatório
Estoril Praia- Estrela Amadora, 1-1
Anzhiny Rodrigues (árbitro principal) - Satisfatório
João Bento (VAR) - Satisfatório
FC Porto-Vitória SC, 3-0
António Nobre (árbitro principal) - Insatisfatório
Manuel Mota (VAR) - Insatisfatório
A primeira avaliação pública da direção técnica da FPF e do Conselho de Arbitragem terá lugar após a décima jornada, agendada para o fim-de-semana de 1 e 2 de novembro.
Na quinta-feira, no regresso do programa Juízo Final, na Sport TV, foram divulgados os áudios de videoarbitragem dos lances mais polémicos das duas primeiras jornadas da Liga e Liga 2, que foram posteriormente analisados por Duarte Gomes, Diretor Técnico Nacional de Arbitragem.
Artigos Relacionados: