Arbeloa ataca Barcelona: «O maior escândalo do futebol espanhol continua por resolver»
Álvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid, voltou a posicionar-se como um fiel defensor do clube na conferência de imprensa que antecedeu o encontro com o Valência. O técnico não se esquivou dos temas mais polémicos, nomeadamente do «Caso Negreira», sobre alegados pagamentos do Barcelona a árbitros e membros do Conselho de Arbitragem, que continua a marcar a atualidade do futebol espanhol.
Questionado sobre o assunto, na sequência da declaração de Joan Gaspart, ex-presidente do Barça, que afirmou que «o Real Madrid está a fazer muito mal ao futebol», Arbeloa foi contundente. «Relativamente ao caso Negreira, creio que ninguém entende como o maior escândalo do futebol espanhol continua por resolver. Penso que isso deveria preocupar muita gente», afirmou, alinhando-se com o discurso já proferido por figuras como Xabi Alonso e o próprio presidente Florentino Pérez.
No entanto, o treinador optou pelo silêncio quando confrontado com a recente saída do Barcelona da Superliga, um desenvolvimento que deixou o Real Madrid isolado no projeto. Arbeloa não teceu qualquer comentário sobre a decisão do clube catalão.
Outro dos temas em destaque foi a gestão do plantel, em particular a concessão de dois dias de folga numa semana sem jogos a meio. O técnico defendeu a decisão, sublinhando a confiança no trabalho do preparador físico Antonio Pintus. «Para mim é muito fácil de responder. A planificação consiste em organizarmo-nos para enfrentar a semana da melhor maneira e preparar os jogadores. Já sabem o quão importante é o Pintus para nós e ninguém duvida destas planificações. Nos meus primeiros 20 dias, os jogadores tiveram dois dias livres. Não sei se vos parecerá muito ou pouco. Foi uma semana com muita carga de trabalho», explicou.
Recorde-se que o regresso de Pintus à linha da frente da preparação física foi um dos pontos de rutura na relação com o seu antecessor, Xabi Alonso. A equipa voltou a utilizar as famosas máscaras de treino, que permitem trabalho individualizado.
Arbeloa aproveitou ainda para elogiar a dedicação de Fran García, apesar da sua menor utilização. «É um rapaz excecional, está a trabalhar todos os dias a 100%. É algo que, como treinador, adoro realçar. A sua atitude e mentalidade são sempre um exemplo, representa muito bem o emblema do Real Madrid e para mim é um orgulho tê-lo», insistiu. Sobre a utilização de médios como Valverde e Camavinga nas laterais, como aconteceu frente ao Rayo, o técnico foi pragmático. «Tenho a disponibilidade de todos os jogadores e usá-los-ei da melhor maneira que considerar conveniente para ganhar o jogo. O meu objetivo é pensar no jogador que nos pode dar o maior rendimento face ao adversário que temos pela frente, e temos muitos jogadores que podem atuar em várias posições», concluiu.