Alemanha não dá espaço a surpresas e está no Mundial 2026
Em Leipzig jogava-se o grande prémio do Grupo A. Alemanha e Eslováquia, com 12 pontos cada, lutavam pelo lugar no Mundial 2026. O empate servia aos alemães, que, após perderem em solo eslovaco na primeira jornada da fase de qualificação, por 0-2, estavam certamente avisados quanto aos perigos que este adversário podia causar.
Talvez isso também tenha tido impacto no facto de a Mannschaft não ter dado qualquer hipótese ao adversário. Com uma exibição totalmente dominante, os comandados de Julian Nagelsmann golearam a Eslováquia por 6-0 e garantiram que, pela 19.ª vez consecutiva, disputarão o Campeonato do Mundo, prova que já venceram em quatro ocasiões.
18 minutos apenas duraram as resistências eslovacas, que encontraram, logo desde início, uma Alemanha pressionante, com vontade de ter bola e controlar por completo o jogo. Aos 18', um cruzamento pleno de precisão de Joshua Kimmich encontrou a cabeça do gigante Nick Woltemade, que, na pequena área, abriu a contagem.
Se tem jogo da Alemanha, tem golo de Waltemade ✍️#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Alemanha #Eslováquia pic.twitter.com/O1BJwEp3CG
— sport tv (@sporttvportugal) November 17, 2025
A Eslováquia ainda respondeu, com Duris a obrigar Baumann a uma defesa difícil três minutos depois, mas, no espaço de 12 minutos, as esperanças visitantes caíram por terra. Primeiro foi Gnabry que, aos 29', a passe de Goretzka, desmarcou-se e finalizou para o segundo. Logo a seguir, um passe fantástico de Wirtz desmarcou Sané nas costas da defesa para o 3-0 e, ainda antes do intervalo a mesma dupla voltou a funcionar, com o médio do Liverpool — que assinou uma exibição digna dos seus tempos de Leverkusen — a fazer a bola passar por toda a linha defensiva antes de chegar ao extremo do Galatasaray para o quarto.
É oficial, Wirtz joga com o comando nas mãos 🎮#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Alemanha #Eslováquia pic.twitter.com/5Yp0DPrR6u
— sport tv (@sporttvportugal) November 17, 2025
4-0 ao intervalo. Um resultado que espelhava o controlo dos homens da casa, que numa parte dizimaram as esperanças forasteiras de chegarem ao primeiro lugar. No segundo tempo, a Alemanha geriu e, com naturalidade, ainda marcou mais dois: Ridle Baku fez o quinto e Assan Ouédraogo fez, aos 79', o 6-0 final, 102 segundos depois de ter entrado em campo pela primeira vez com a camisola da Mannschaft. Estreia de sonho para o médio de 19 anos do Leipzig.
Exibição dominante que não deixou espaço para dúvidas sobre quem merecia vencer o Grupo A do apuramento. A Alemanha, crónica candidata à conquista do troféu, vai estar no torneio que, no próximo verão, se disputará nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Para a Eslováquia, o caminho ainda não acabou: em março disputará o play-off de acesso ao Mundial.
Ambas as seleções ficaram à frente da Irlanda do Norte e do Luxemburgo, que se enfrentaram na última jornada já sem qualquer esperança de conseguir chegar ao Campeonato do Mundo. Os irlandeses venceram a seleção do benfiquista Leandro Barreiro, titular, por 1-0, e confirmou um fecho de apuramento desastroso para os luxemburgueses: seis jogos, zero pontos conquistados.