Lateral-direito de 21 anos chega da Juventus

Alberto e a chegada ao FC Porto: «Estou no meu clube do coração»

Lateral-direito português é o mais recente reforço dos dragões

Alberto Costa foi, esta quinta-feira, oficializado como reforço do FC Porto, tendo assinado pelos dragões por cinco épocas, depois de uma experiência de meio ano em Itália, ao serviço da Juventus.

O jovem lateral-direito português, de 21 anos, não escondeu a satisfação no momento de rubricar contrato com «o clube do coração», garantindo que está a cumprir «um sonho de criança.»

«É um enorme orgulho e um sentimento de concretização. Tenho a certeza de que daqui a uns anos vou sentir-me realizado por estar aqui agora. Era um sonho de criança, cresci a ver o FC Porto, a minha família é toda do FC Porto e sinto-me realizado. Daqui a uns anos vou lembrar-me deste momento e tenho a certeza de que foi a melhor decisão. Sinceramente, isto parece-me tudo muito familiar, pois quando era pequeno vinha aqui. É impossível não referir que estive 11 anos no Vitória SC, faço parte da família, mas o FC Porto é o clube que aprendi a gostar desde pequenino, por isso agora estou no meu clube do coração. É um sonho.», afirmou, em declarações aos meios do emblema portista.

Alberto não esquece o papel do Vitória de Guimarães no seu crescimento, clube ao qual está «eternamente grato»: «Foi uma evolução boa, grande. Cresci muito lá, deram-me tudo, sou eternamente grato ao Vitória SC. Sinto que me acolheram de uma maneira incrível e agora sinto que estou preparado para tudo isto.»

A passagem por Turim foi importante para evoluir, frisa: «A passagem por Turim fez-me crescer, pois nunca tinha saído de casa ou da minha zona de conforto. Fez-me evoluir em vários aspetos, mas agora venho para aqui e venho mais homem, com muita vontade de conquistar muitas coisas. O futebol italiano é um pouco diferente, há muita marcação homem a homem, há mais trabalho físico. Fisicamente, sinto-me melhor preparado em alguns aspetos. Foi uma boa experiência, mas agora vou estar num palco maior e sinto-me preparado para tudo.»

Os objetivos, garante o lateral, são bem claros, e as expectativas estão bem lá em cima: «As expectativas são as mesmas de quando era apenas um simples adepto, é para entrar em todos os jogos para ganhar e para conquistar o máximo de títulos possível.»

Trata-se de uma posição pela qual já passaram figuras icónicas do universo azul e branco, dado que traz ainda mais responsabilidade: «Sei que é uma posição que exige uma enorme responsabilidade, mas tenho a certeza de que estou preparado. Tive a oportunidade de conhecer o Danilo e o Alex Sandro, mas o Danilo conheci pessoalmente na minha passagem por Turim. Já tinha uma admiração enorme por ele como jogador, agora tenho como pessoa também. Passei a admirá-lo muito mais. É um enorme jogador e uma enorme pessoa também.»

«Sou um jogador que adora defender e atacar, que adora fazer o corredor todo. Gosto de ir para cima dos adversários e a defender dá-me prazer roubar a bola ao meu opositor. Se puder fazer golos e assistências, ainda melhor», respondeu, quando convidado a definir-se como jogador.

Por fim, o jovem luso deixa uma mensagem para os adeptos portistas: «Vou fazer tudo para ganhar todos os jogos e para dar grandes alegrias a este Clube. É para lutar por todos os títulos.»