Diogo Moreira campeão de Moto2: o Brasil vai ter um 'Pelé' no Moto GP!

Jovem paulista de 21 anos faz história: acaba de se tornar no primeiro brasileiro a conquistar o Moto 2. Na próxima época, o piloto que já usou capacete igual ao do ídolo Ayrton Senna e que usa o 10 de Pelé como número correrá na quadro principal. O 'país tropical' sonha

Desde Ayrton Senna que não se via, nas pistas, um fenómeno assim no Brasil. Diogo Moreira já tinha sido a revelação da temporada passada e confirmou, este domingo, tudo o que ao longo da atual época sobre ele se escreveu, ao tornar-se no primeiro piloto brasileiro a sagrar-se campeão do Mundo de motociclismo, neste caso em Moto 2, a antecâmara do Moto GP, no qual atuará em 2026.

Diogo Moreira, o primeiro brasileiro campeão do Mundo de Moto 2 - Foto: IMAGO

Natural de São Paulo, o jovem piloto de 21 anos usa o número 10 como homenagem a Pelé e, em 2023, quando se estreou em Silverstone usou um capacete igual ao de outro dos seus ídolos, o também paulista Ayrton Senna, tricampeão do Mundo de Fórmula 1. Na mota, Diogo Moreira tem também uma imagem do Cristo Redentor. E é também por tudo isto que já é um ídolo no Brasil, mas sobretudo por ter conseguido uma série de proezas inéditas para o país em motociclismo.

O agora campeão mundial de Moto 2 é filho de piloto de motocrosse, modalidade em que se lançou no universo do motociclismo no Brasil, antes de se mudar para Espanha em 2019, para integrar o projeto de Alex Barros, ainda hoje o mais relevante motociclista brasileiro de sempre, ele que competiu no Moto GP durante 20 temporadas, tendo conquistado sete vitórias entre 1987 e 2007.

Galeria de imagens 14 Fotos

E a relação de Diogo Moreira com Senna não se fica pelo capacete, como já mencionado. Tal como o seu ídolo, também o jovem piloto conseguiu a sua primeira proeza em Portimão (Portugal), em 2023, quando conseguiu estrear-se em pódios, como terceiro classificado da corrida de Moto 3, algo que nenhum brasileiro conseguira nos 15 anos anteriores, precisamente desde Alex Barros.

Nessa época, o jovem Moreira conquistou também a sua primeira vitória, na Indonésia, a 15 de outubro de 2023. Um feito ainda mais notável, pois há 20 anos que o Brasil não vencia um Grande Prémio. O último vencedor? Alex Barros, triunfante em... Portugal, na etapa do Estoril do Moto GP 2005, corrida na qual bateu Valentino Rossi.

Confira como terminou a classificação de pilotos de Moto 2:

Mas há mais: Diogo Moreira, da Honda, é não só o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial, como é também o primeiro sul-americano a consegui-lo. Naturais as lágrimas de emoção no final do GP de Valência:

Segue-se o Moto GP, ao qual acede automaticamente como campeão de Moto 2. A língua portuguesa mantém-se assim no circuito, agora que terminou a era Miguel Oliveira.