«Acabou por não chegar nada dentro do que queria para continuar em Portugal»
Ricardinho deixou marca em quatro temporadas ao serviço do Santa Clara. Terminou contrato com os açorianos no final da última época, em final de contrato, e rumou ao México. Apesar de ter ofertas de Portugal... aquém daquilo que idealizava.
— Saiu do Santa Clara em final de contrato, este ano. Guardou alguma mágoa?
— Podia ter ficado com mágoa se não tivesse deixado o clube onde deixei. Quando cheguei ao Santa Clara, eles estavam na Conference League. Quando saí, também os deixei na Conference League. As pessoas do clube, presidente, treinador e colegas, despediram-se de mim de uma forma que vou guardar para o resto da minha vida. Sinto que saí pela porta grande, mesmo não tendo dado algum valor monetário ao clube. Mas, em termos desportivos, deixei o clube no mesmo lugar em que estava quando cheguei. Mesmo agora falo com as pessoas do Santa Clara e há um carinho muito especial. Vou torcer sempre para que o Santa Clara tenha muito êxito.
— Teve propostas para continuar em Portugal?
— Tive várias abordagens, de vários países. Também algumas de Portugal, mas dentro do que eu queria para continuar no país, acabou por não chegar nada. Além da questão financeira, o Juárez acabou por ser aquela opção em que senti que ia sair de casa mas ia para... casa. Senti sempre o carinho das pessoas, do míster e da Direção. Mostraram sempre que estavam muito interessadas e que iam receber-me bem. Estava de pé atrás por ser Juárez, mas, depois de chegar e de ver a forma como me receberam, fiquei muito feliz. Tive várias propostas de outros países, mas senti que Juárez seria aquela que me acolheria melhor, juntamente com a minha família. Foi a decisão certa.
— Que objetivos tem a longo prazo?
— Eu costumo pensar muito no futuro próximo e não tão adiante. Neste momento, quero voltar a Juárez e fazer um torneio [Clausura] ao nível que sei que posso atingir. Tenho as forças renovadas, já vim a casa, estive com a minha família e estou a desfrutar destes dias de pausa. Tenho a certeza de que vou voltar a Juárez com pronto para fazer um grande torneio. Tenho contrato até 2028, por isso o objetivo agora passa por fazer grandes épocas no Juárez e, no futuro, quem sabe voltar à Europa, a um nível alto, para continuar a fazer o meu percurso da melhor forma, ajudar a minha família e desfrutar do futebol, que é o mais importante.