Abel Ruiz falha penálti aos 90+9' e Inglaterra sagra-se campeã da Europa
A Inglaterra, que eliminou Portugal nos quartos de final da prova (1-0), sagrou-se tricampeã da Europa em sub-21 (1982, 1984 e 2023) ao vencer por 1-0 na final da presente prova da UEFA, jogada na tarde deste sábado na Adjarabet Arena, de Batumi (Geórgia) a Espanha, seleção na qual Víctor Goméz (rendido por Barrenetxea, aos 73’) e Abel Ruiz (90 minutos), jogadores do SC Braga, foram titulares.
39 anos após a última conquista continental na categoria, a seleção dos ‘três leões’, orientada pelo irlandês Lee Carsley, venceu graças a um golo apontado… num ligeiro desvio com as costas, por Curtis Jones, médio do Liverpool, a um livre apontado por Cole Palmer, no tempo de compensação do primeiro tempo (45+4’), que enganou o guardião da ‘La Roja’, Tenas.
Um lance em que a UEFA, de resto, começou por atribuir a autoria do tento a Palmer, para depois, revistas as imagens do lance, emendar a mão e confirmar o golo como tendo sido apontado por Curtis Jones, cujo desvio acabou por ser decisivo.
A jogada e o golo geraram um sururu no relvado, com jogadores e elementos dos bancos das duas seleções ‘pegados’ no relvado, e o árbitro, o norueguês Espen Eskás – que teve o português Tiago Martins como AVAR -, a expulsar do banco o preparador físico de Espanha, e a mostrar ainda o cartão vermelho direto no banco inglês a Ashley Cole, treinador-adjunto de Lee Carsley na Inglaterra.
Momento culminante e dramático final da partida, já no tempo de compensação: com o auxílio do VAR, o árbitro descortinou falta de Colwill sobre Abel Ruiz e assinalou penálti favorável à seleção de 'nuestros hermanos', treinada por Santi Denia. Mas na baliza de Inglaterra, Trafford defendeu, aos 90+9' o remate e a tentativa de conversão do avançado do SC Braga... e também a recarga, de Oroz, e segurou o triunfo inglês.
A Espanha, pentacampeã do escalão (1986, 1996, 2011, 2013 e 2019) falhou o ‘hexa’ à 24.ª edição do torneio da UEFA, que se iniciou a 20 de maio e terminou neste dia na Geórgia e Roménia. A Inglaterra sucede à Alemanha como campeã da Europa: em 2021, os germânicos venceram Portugal na final, por 1-0.