Chris Paul foi dispensado pelo Clippers
Chris Paul foi dispensado pelo Clippers - Foto: IMAGO

A história por detrás da polémica dispensa de Chris Paul... a meio da noite

Base de 40 anos foi dispensado pelos Clippers naquela que é a sua última época da carreira. Críticas de CP3 não agradaram à organização e estiveram na base da decisão

A notícia caiu como uma bomba no universo da NBA: os Los Angeles Clippers decidiram dispensar Chris Paul, naquela que é a última época da carreira de CP3, considerado por muitos um dos melhores bases da história do basquetebol.

Paul deixou os San Antonio Spurs no final da época passada, e assumiu o desejo de assinar por uma equipa cuja base estivesse perto de Los Angeles, para estar perto da família. Aos 40 anos, regressou aos Clippers, onde já tinha brilhado anteriormente, entre 2011 e 2017.

A temporada, no entanto, não estava a correr bem e o base norte-americano era apenas uma peça do fundo da rotação do treinador da equipa, Ty Lue. Apesar disso, a notícia da dispensa de Chris Paul, figura importante da história da franquia de LA, causou surpresa... e polémica.

Desde logo, porque o jogador foi informado da decisão da organização já de madrugada, pouco depois de a equipa ter aterrado em Atlanta, onde defronta os Hawks na madrugada desta quinta-feira.

Durante o dia, no entanto, foram surgindo mais detalhes.

«Houve várias situações em que o CP3 confrontou jogadores, equipa técnica, treinadores e até a direção»

Lou Williams, antigo basquetebolista dos Clippers, revelou que as críticas de CP3 a jogadores, equipa técnica e até mesmo à direção do clube terão sido a razão decisiva na base da dispensa.

«Houve várias situações em que o CP3 confrontou jogadores, equipa técnica, treinadores e até a direção, responsabilizando-os. A dada altura, chegou a pedir desculpa à equipa, explicando que as suas críticas tinham boas intenções, que visavam melhorar o grupo e colocá-lo no rumo certo», disse, no programa Run it Back.

«Ele responsabilizou as pessoas, e não sabemos como os jogadores e treinadores envolvidos interpretaram isso. Posteriormente, também criticou a direção, e penso que essa foi a gota de água», acrescentou.

Versão corroborada por Shams Charania, insider da ESPN e uma das pessoas mais bem informadas da NBA. Charania acrescentou que Chris Paul e o treinador Ty Lue não se falavam há várias semanas.

A isto acresce, segundo Chris Haynes, outro insider da NBA, o facto de Chris Paul ter solicitado, há semanas, uma reunião com Lue para discutir a perceção de que seria uma «presença negativa» na equipa, pedido recusado pelo treinador.

Tudo isto terá levado a um ambiente de tensão insustentável que culminou na decisão, revelada noite dentro, dos Clippers de dispensarem o Point God, como é conhecido Chris Paul.